Instituto Sociocultural do Hospital de Amor apoia o ‘1° Seminário de Diversidade & Inclusão’

A diversidade é a variedade existente de uma sociedade em relação à cultura, raça, etnia, religião, orientação sexual e gênero. Porém, devido às estruturas sociais, viver em harmonia pode não ser simples para alguns grupos e em algumas ocasiões, seja pelo impedimento de determinados indivíduos em alguns espaços, pela história de opressão a um grupo específico ou por preconceitos estruturais da sociedade.

O preconceito muitas vezes dita, de modo opressor, como o ser humano deve se comportar perante a sociedade, seja em relação à orientação sexual, aparência, posição social, etc; visando que todos se encaixem em um determinado ‘padrão’, e quando isso não acontece, pode existir algum conflito.

Por isso, falar sobre diversidade e inclusão é indispensável. Com a diversidade é possível compreender as diferenças que existem na sociedade e a importância de respeitá-las, já a inclusão é essencial para que todos tenham os mesmos direitos sociais, garantindo acesso igualitário à educação, saúde, trabalho e recursos necessários para suprir suas demandas. Para a Coordenadora do Instituto Sociocultural do HA, Aline Dias, “oportunizar eventos de cultura de excelência e de forma gratuita através de Leis Culturais, é gratificante, principalmente dando luz aos valores da Instituição.”

Sabendo da importância de debater sobre o assunto e com o objetivo de fomentar e incentivar a reflexão com os colaboradores do Hospital de Amor, comunidade e parceiros em torno de temas atuais e relevantes, relacionados à diversidade e inclusão, o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor apoia, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), o ‘1° Seminário de Diversidade & Inclusão’, que será realizado de 26 a 28 de junho pelo Governo do Estado de São Paulo, no município de Barretos (SP).

A programação do evento contará com seis palestrantes que falarão sobre: ‘Barreiras do Preconceito’, ‘Sensibilidade e Inclusão’, ‘Sexualidade e o Universo LGBTQIA+’, ‘60+: Autonomia na 3ª Idade’ e ‘Liderança Feminina’. O evento acontecerá no Auditório do Hospital de Amor Infantojuvenil, a partir das 9h.

Os interessados deverão fazer a inscrição no site, até o dia 25/6 ou até que as vagas limitadas sejam preenchidas.

Participe, o respeito é a base de tudo!

Sobre o Instituto Sociocultural:

Fundado em 2008, o Instituto Sociocultural é uma associação civil sem fins lucrativos, por meio de iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor.

A lista de atividades do Instituto Sociocultural Hospital Amor é extensa e vai desde projetos e ações de ensino e pesquisa, visando à melhoria da vida e dos indicadores sociais da população, até o desenvolvimento de projetos relacionados aos direitos humanos e à cultura.

Sobre o ProAC:

O Programa de Ação Cultural (ProAC) é uma legislação de incentivo à cultura do Estado de São Paulo criada em 2006 através da Lei nº 12.268/2006. Desde a sua criação, o programa já contemplou mais de 5.400 projetos, em 394 editais, nos mais diversos segmentos, como: teatro, dança, artes cênicas, música, circo, festivais, artes visuais, museus e arquivos, cultura e cidadania, literatura, audiovisual e projetos multidisciplinares. O objetivo do ProAC é fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos.