III Conferência Municipal da Juventude será realizada nesta sexta-feira, dia 15, em Barretos

A III Conferência Municipal da Juventude será realizada nesta sexta-feira, 15 de setembro. O evento foi convocado pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Barretos, conforme dispõe a legislação vigente. O tema desta edição é “Reconstruir no presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

Realizada em conjunto pela Prefeitura; pela Casa da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; e pelo Conselho Municipal da Juventude de Barretos (CMJ), a Conferência ocorre das 8 às 12h, na Fundação Lugar de Viver Feliz (LVF), na Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 500, no Jd. Universitário. Até quarta-feira, dia 13, toda a população a partir de 15 anos de idade pode realizar a inscrição prévia para participar, pelo link: https://forms.gle/8gXQafL7oBvPxFct5.

Vitória Saretta, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, reforça que a Conferência da Juventude é um importante espaço de debate coletivo para fortalecer a relação entre Poder Público e Sociedade Civil. “Esse instrumento assegura momentos para discussão e avaliação das ações governamentais no intuito de promover uma maior efetividade da formulação, execução e fiscalização da Política da Juventude”, ressaltou.

Estão entre os objetivos da Conferência discutir formas de se assegurar os Direitos à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; à Educação; à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; à Diversidade e à Igualdade; à Saúde; à Cultura; à Comunicação e à Liberdade de Expressão; ao Desporto e ao Lazer; à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; ao Território e à Mobilidade; à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Participa das discussões Daniele de Oliveira, psicóloga com atuação em Políticas Públicas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (2017-2020) e atualmente como psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Guaíra, com ênfase nos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e suas famílias e Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaíra.

Também estará presente Camila Vieira, assistente social, doutoranda e Mestre em Serviço Social e especialista em Educação em Direitos Humanos no contexto da Diversidade Cultural. Ela atua no SUAS desde 2012, com experiência na Proteção Social Básica e Especial, desde a infância até à velhice; é pesquisadora na área da Política de Assistência Social; membro de grupo de estudo e pesquisa sobre Gestão de Políticas Públicas e a interface com a Questão Socioambiental – GESTA (UNESP).