Entre os dias 22 e 28 de novembro, o hemonúcleo do Hospital de Amor em Barretos celebra o “Dia do Doador Voluntário de Sangue”, que é comemorado dia 25/11, com uma semana de ações e cafés da manhã especiais. O objetivo da ação é agradecer aos doadores que frequentemente vêm à instituição realizar sua doação, além de convidar a população para doar.
Atualmente, o hemonúcleo – responsável por abastecer as cidades de toda a DRS V (Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto) – está em situação alarmante, com os estoques de sangue muito baixos, principalmente os tipos O+ e O-.
QUEM PODE DOAR SANGUE?
Para realização a doações, é necessário:
– Estar em bom estado de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar descansado(a) e alimentado(a);
– Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;
– Pós-vacinação contra a COVID-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as vacinas Pfizer, AstraZeneca e Janssen é necessário aguardar 7 dias;
– Pós-COVID-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa.
O departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h. Para se evitar aglomerações, as doações devem ser agendadas, através do telefone (17) 3321-6600, ramal 6941.