Segundo dados recentes do Conselho Nacional de Justiça, no Brasil há 3.751 crianças e adolescentes disponíveis para adoção e 33.046 candidatos a realizar essa adoção. Na mente e coração dos possíveis pais, existem muitas dúvidas, desde como se dá o processo de adoção, a preparação, as dificuldades, o que é necessário ter em mãos, documentação, se há necessidade de ser casado, se pode ser solteiro.
Para esclarecer essas questões e incentivar ainda mais famílias a ingressar nesse processo, foi criado o 1º Grupo de Apoio à Adoção Cura em Barretos, coordenado pela advogada especialista nesta área, dra. Jéssica Aline Florêncio da Silva Pereira.
“O grupo é recente, foi criado em maio deste ano, aqui trocamos informações sobre adoção, desde Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente, esclarecemos as dúvidas sobre o processo e o tempo para adotar uma criança ou adolescente, qual a documentação necessária. Há também depoimentos de pais que adotaram e de pessoas adotadas. Além disso, o grupo conta com psicólogo que nos auxilia, ou seja, existem muitas trocas de experiências e conhecimentos sobre o tema”, explicou dra. Jéssica.
Ainda de acordo com a advogada, “o grupo possui apoio da OAB Barretos; já realizamos o primeiro encontro, que foi no dia 28 de maio, e agora vamos definir reuniões mensais com o grupo, que serão aqui na Casa da Advocacia e Cidadania. A participação é gratuita e aberta ao público interessado pelo tema”, enfatizou.
Por se tratar de tema de grande valia e devido ao trabalho já desenvolvido em tão pouco tempo, bem como buscando maior força nas ações e projetos, após reunião realizada e apresentação de todo o trabalho e projetos, a Diretoria da 7ª. Subseção da OAB Barretos criou a Comissão de Adoção, coordenada também pela dra. Jéssica, e que se junta às outras comissões especiais da entidade. Todas têm a missão de acompanhar os setores a que se destinam, sugerindo e realizando ações em benefício do coletivo.
Participam também do Grupo de Apoio a Adoção Cura a vice-presidente da 7ª Subseção dra. Priscila Sanches Salviano de Oliveira e o dr. Gerson Luiz Alves de Lima, que já presidiu a OAB Barretos e foi conselheiro estadual.
Os interessados em conhecer mais sobre o Grupo de Apoio a Adoção Cura podem acessar o perfil na rede social Instagram: @gaacura.