O Grupo de Apoio à Adoção Cura – GAAC tem dado importantes passos em busca do desenvolvimento e da sua consolidação no município, e passa a integrar o Movimento Nacional da Adoção.
Além das palestras realizadas na OAB Barretos, como a que ocorreu no dia 10 de setembro, com o Defensor Público, Dr. Gustavo Samuel da Silva, que falou sobre a realidade da adoção e a criança e ao adolescente como prioridade absoluta dos pais, o grupo tem adotado outras ações.
“A palestra foi esclarecedora, o doutor Gustavo falou a realidade do processo da adoção, algo que não podemos romantizar, pois há muitos desafios nesse período. Ele citou sobre o apadrinhamento de crianças e adolescentes, que é uma forma de ajudar esses menores em abrigos, que é diferente da adoção e das famílias acolhedoras, onde elas ficam por um determinado tempo com aquela criança/adolescente, é um projeto supervisionado por profissionais e depois esses menores retornam ao abrigo ou já são adotados por alguma família que estava aguardando a liberação deles. Tudo o que o defensor abordou é relevante para o nosso Grupo que é composto por pessoas adotadas, outras interessadas em adotar ou aquelas que estão na fila da adoção também”, explicou a coordenadora do GAAC de Barretos, coordenado pela Dra. Jéssica Aline Florêncio da Silva.
Ainda de acordo com a dra. Jéssica, o momento é de buscar informações relevantes com grupos de apoio da região e de outros estados.