Com a missão de espalhar e celebrar a cultura japonesa, o grupo de Taiko, Hiryu Daiko, foi criado por um grupo de descendentes no ano de 2009, após as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil. Desde o seu surgimento foram diversas apresentações e campeonatos, unindo diversas gerações.
Atualmente o grupo conta com 18 tocadores ativos e realiza os ensaios no Recinto Paulo de Lima Correa, espaço cedido pela Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O Taiko é um instrumento de percussão japonês que já teve diversas finalidades desde o seu surgimento. É o que nos ensina a líder do grupo, Patricia Emiko. “Ele surgiu na guerra para encorajar e marcar a marcha dos soldados, mas passou a ser usado no teatro japonês e nas cerimônias religiosas para atender aos espíritos ancestrais. O Taiko também é usado no Odori, dança tradicional japonesa, para marcar o ritmo. Há também os campeonatos de Taiko, para classificação dos melhores tocadores do Brasil, do Japão e do mundo.”, completou.
O presidente do Kaikan de Barretos, Sr. Luiz Umekita, destacou a importância do Taiko na formação dos jovens. “Ele ensina sobre educação, cultura e hierarquia”, enfatizou.
Segundo a coordenadora do grupo, Helena Sato, o Hiryu Daiko – que significa “o dragão que voa no céu” – tem a missão de propagar a cultura japonesa e manter o vínculo com a comunidade, mas não é exclusivo para os descendentes. “Todos que queiram aprender sobre o Taiko estão convidados participar”, disse.
O Secretário de Cultura, Rogério Teodósio, ressaltou a importância da utilização do recinto para diferentes manifestações artísticas e culturais. “O Recinto Paulo de Lima Correa é um ícone da nossa cultura e abrir espaço para as mais diversas manifestações culturais e artísticas é muito importante. A comunidade japonesa tem uma cultura muito rica e tem muito a nos oferecer”, completou.
Os ensaios acontecem aos sábados, das 14h às 17h, e são abertos ao público. Podem fazer parte do grupo pessoas a partir dos sete anos de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 98834-3866 para dúvidas ou informações. O instagram do grupo é @hiryudaiko.