Governador assina a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto

O governador João Doria assinou na tarde de terça-feira (18), na sede da Prefeitura de São José Rio Preto, o projeto da Região Metropolitana de São José do Rio Preto

O deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) é um dos principais políticos da região ao levantar essa bandeira, após protocolar em 2019 o projeto de lei complementar nº 57, de 7 de agosto, que cria a Região Metropolitana de São José do Rio Preto, como unidade regional do território do Estado de São Paulo, nos termos do artigo 25, § 3º, da Constituição Federal, dos artigos 152 a 158 da Constituição Estadual e da Lei Complementar nº 760, de 1º de agosto de 1994.

“Batalhamos para que esse projeto fosse ganhando força, pois a nossa luta pela região vem desde sempre. A Região Metropolitana de São José do Rio Preto passa por uma fase de incentivos do Estado, o governo fez certo de aceitar nosso pedido e assinar a liberação desse projeto. O regramento necessário agora será o planejamento socioeconômico regional, dando qualidade de vida às 35 cidades que abrangem a região”, disse Sebastião Santos.

O deputado do Republicanos cita ainda, sobre as ações em prol da construção da terceira faixa, criação de vias e marginais e o contorno da malha ferroviária na região noroeste do Estado. “Trabalhamos desde os anos 2000, em prol da construção da terceira faixa e o muro de contenção, no trecho entre Mirassol e Rio Preto, além da variante que permitirá a remoção da linha férrea urbana da região. Depois de mais de 21 anos, e com várias ações junto ao governo e secretários, estamos vendo a luz no fim do túnel para que os inúmeros acidentes na SP-310 possam, enfim, acabar”, disse Sebastião Santos, após o Governador João Dória, assinar a autorização das obras para criação das vias marginais.

A Região Metropolitana de São José do Rio Preto será composta por 35 municípios: Adolfo, Bálsamo, Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mirassol, Mendonça, Mirassolândia, Macaubal, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Potirendaba, Palestina, Icém, Paulo de Faria, Poloni, Planalto, Ubarana, São José do Rio Preto, Tabapuã, Tanabi, Zacarias, Orindiúva, Sales, Irapuã, Urupês e Uchoa.

De acordo com dados apurados, a população total abrangente da região é de 845.225 habitantes, além do movimento do PIB (Produto Interno Bruno) de R$ 29,4 bilhões, tendo uma renda de R$ 33,1 mil per capita.