A equipe da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Barretos e a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, com o esforço conjunto de suas equipes, vêm proporcionando a gestantes que residem no município a oportunidade de irem antes conhecer o ambiente em que darão à luz.
Essa visita guiada faz parte da política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa proporcionar que as gestantes estejam mais seguras e confiantes no momento do parto, por já conhecerem o local e integrantes da equipe que irá lhes atender nessa etapa de suas vidas e de seus bebês.
Gestantes interessadas em participar da visita de abril e que estejam nos três meses finais da gravidez devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana ou da zona rural de Barretos até terça-feira, 15, e fazerem o agendamento. Esta visita será realizada no dia 23, quarta-feira, e estão disponibilizadas 20 vagas. No momento do agendamento, as gestantes podem informar também se levarão uma pessoa para lhes acompanhar na visita.
Mesmo após o agendamento, pessoas que apresentem sintomas gripais não devem realizar a visita. Além disso, é importante estar com trajes adequados para uma visita à maternidade. Para o agendamento, deve-se levar documento pessoal com foto e, se possível, a carteirinha de gestante. As gestantes atendidas por Estratégia de Saúde da Família (ESF) podem também entrar em contato com o agente de saúde para mais informações.
A primeira visita deste ano foi realizada em 19 de março. Antes, em fevereiro, as equipes da Maternidade e da gestão da Atenção Básica tiveram um encontro com os agentes de saúde para ampliarem as estratégias de ação conjunta, visando o bem-estar das gestantes e dos recém-nascidos.
“É um momento muito importante para a gestante e aconselhamos também que, de preferência, o pai do bebê ou outro familiar próximo esteja junto. A equipe da Maternidade apresentará os diferentes ambientes que a gestante e seu acompanhante passarão desde o momento da chegada para dar à luz até o encaminhamento que o recém-nascido terá após o parto”, destaca Marina Francisco, coordenadora na rede básica de saúde do município.