Fundo Social de Solidariedade incentiva acolhidas a participarem de Curso de Produção de Olerícolas

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Estância Turística de Barretos, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Barretos, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade e Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef), está incentivando as mulheres acolhidas pelo órgão a participarem do Curso de Produção de Olerícolas, do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal.

O programa visa capacitar mulheres em vulnerabilidade social promovendo dignidade social, ampliação da renda familiar, fortalecimento e empoderamento. “Este curso tem tudo a ver com a missão do Fundo Social, pois ele propõe capacitar essas mulheres para que elas cresçam, gerem renda e se empoderem. Quero destacar o apoio da prefeita Paula Lemos, que desde o princípio de sua gestão, tem nos pedido para buscarmos parcerias que possam oferecer oportunidades para essas famílias. E é o que a gente tem feito. Estamos muito felizes com a nova parceria junto ao Instituto Federal e as demais secretarias envolvidas”, disse a presidente do FSS, Letícia Lemos.

De acordo com a diretora geral do IFSP, Juliana de Carvalho Pimenta, o Campus Barretos foi contemplado com 50 vagas para este curso, que aborda todo o processo da cultura de verduras e legumes. “As estudantes aprenderão desde o processo de criação das mudas, manejo do solo, cultivo de diversas espécies de legumes e verduras, até o processamento mínimo destes produtos de modo a agregar valor aos mesmos. A expectativa é que durante o andamento do curso estas mulheres já sejam capazes de ampliar a renda familiar com a comercialização dos produtos produzidos durante o processo de aprendizagem”, explicou.

As estudantes receberão todo o material didático, uniforme para as aulas práticas no campo e nos laboratórios, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00. As aulas serão realizadas na unidade agrícola do IFSP, as segunda, quintas e sextas-feiras, das 13h00 às 16h20. A previsão de início é dia 11 de março.

As inscrições serão feitas por ordem de chegada pelo link: https://forms.gle/mw5csFt4dnwSNZa26