Patrícia Pires de Matos é um dos grandes nomes da psicologia em Barretos atuando em várias frentes de seu segmento. Além de excelente profissional, é uma grande mãe e soube ressignificar os desafios da vida e nunca deixar de acreditar que Deus age em todos os momentos. Ela é uma mulher forte que se reinventa todos os dias para oferecer o melhor em tudo que se propõe. Venha conosco conhecer um pouco desse grande exemplo de mulher barretense!
INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?
PATRÍCIA – Psicóloga e psicopedagoga.
INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?
PATRÍCIA – Barretos. Gosto de viver aqui e sou grata, pois aqui na minha cidade natal que construí minha carreira.
INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional?
PATRÍCIA – Iniciei minha carreira na área organizacional na cidade de Franca que foi onde me formei. Voltei para Barretos em 2005 para trabalhar na área organizacional. Tenho experiências profissionais em asilos, clínica de dependência química, menores infratores e escola de educação infantil. Na área de docência iniciei em 2008 em nível de graduação e pós-graduação. Comecei minha experiência clínica em 2010. Atualmente eu clinico (trabalho na abordagem cognitivo comportamental, hipnose e mindfulnes), faço avaliações psicossociais para as empresas de segurança no trabalho (Proseme, Lta e Med Daher) e sou psicóloga e psicopedagoga do Colégio Liceu Barretos e Olímpia. Sou palestrante, realizo trabalhos na área organizacional e colunista do Barretos News.
INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu?
PATRÍCIA – Acredito sim, mas nem tudo deve ser seguido como regra. Sou sagitariana.
INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?
PATRÍCIA – Amo malhar e procuro sempre deixar um tempo. Esporte é vida e dá mais disposição para trabalharmos. Atualmente faço na academia musculação. Amo jump e durante a pandemia treino em casa. Sinto falta do spinning, que desde o início da pandemia ainda não retornou e não vejo a hora de voltar.
INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?
PATRÍCIA – Eu e meu filho amamos praia e em janeiro de 2020 estávamos querendo muito ir viajar, daí fomos eu e ele para Praia Grande e aproveitamos bastante e na volta paramos em São Paulo onde ficamos uns dias com meu primo no apartamento dele. A próxima viagem será em família e já estamos planejando, mas, claro, dependemos do final da pandemia.
INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?
PATRÍCIA – De coisas boas: o nascimento dos meus filhos (um já falecido em 2011).
INTERLIGADO – Redes sociais, você utiliza? O que acha da internet em si? Consegue ficar desconectada do celular?
PATRÍCIA – Utilizo bastante as redes sociais, gosto de fazer postagens profissionais. A internet é boa para algumas coisas, como pesquisas e notícias. Ultimamente muitas notícias falsas estão sendo divulgadas. A mídia brasileira tem trazido muitas notícias ruins o que não tem feito bem para a saúde mental do brasileiro. Temos que aprender a filtrar as coisas que nos fazem bem, para preservarmos nossa saúde mental. Quanto ao celular, trabalho o dia todo com ele verificando mensagens de pacientes e quando paro a noite não quero mais saber por já ter ficado muito tempo com ele. Quando meu filho está comigo procuro não ficar com o celular, pois ele já cobra bastante atenção. Fim de semana gosto de ficar mais desconectada do celular.
INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta ou fechada)?
PATRÍCIA – Não vejo muito. Mas, assisto jornal de vez em quando e séries na Netflix. Acabo que vejo mais na TV as coisas que meu filho assiste.
INTERLIGADO – Estilo musical preferido?
PATRÍCIA – Sou eclética, mas curto bastante sertanejo.
INTERLIGADO – Você já fez algo inusitado ou cometeu alguma gafe?
PATRÍCIA – Sim várias coisas. Uma gafe que sempre acontece é trocar nomes, já mandei prints errados (risos).
INTERLIGADO – Referência de beleza? Gostaria de citar uma celebridade ou personalidade local?
PATRÍCIA – Digo sempre que beleza é algo subjetivo. Mas, beleza para mim é algo interior e exterior. Não adianta nada a pessoa ser bonita por fora e por dentro feia. Admiro mulheres independentes, vaidosas (que se arrumam para elas), que são corajosas e auto confiantes. Aquelas que lutam por seus sonhos.
INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado por você nesta entrevista?
PATRÍCIA – Minha família, especialmente meus pais pelo meu caráter construído através deles.
INTERLIGADO – Uma pessoa importante em sua vida?
PATRÍCIA – Minha família, mas, especialmente, meu filho, que é meu companheiro e amigo.
INTERLIGADO – E o coração, como está?
PATRÍCIA – Tranquilo e em paz. Se for para entrar alguém que seja para somar!
INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?
PATRÍCIA – Gosto de estar com minha família e amigos. Amo passear.
INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?
PATRÍCIA – Gosto de massas e estrogonofe. Gosto muito de suco natural. Mas, curto também vinho suave, caipirinha e Smirnoff Ice.
INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?
PATRÍCIA – Nunca falta leite para meu filho (risos).
INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?
PATRÍCIA – A capacidade de desenvolver empatia, com pessoas mais unidas sem inveja e falsidade.
INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?
PATRÍCIA – Menos corrupção. Que todos não pensassem somente no dinheiro e puxar o tapete do outro.
INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?
PATRÍCIA – Acredito muito em Deus e sempre estou conversando com Ele, sendo grata por tudo! Conversar com ele me dá muita paz. Deus e meu filho são meus grandes amigos.
INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?
PATRÍCIA – Com certeza, meu filho Thiago Gabriel, pois sei que sempre serei o espelho dele.
INTERLIGADO – Qual é a maior lição que a pandemia vai deixar em sua vida?
PATRÍCIA – Viver o hoje e curtir mais a família. Com a pandemia conseguimos ver as pessoas que fazem a diferença nas nossas vidas!
INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?
PATRÍCIA – Em relação a sonhos gostaria de ver um mundo onde as pessoas possam se respeitar e pensar no próximo. Um dos meus sonhos e construir minha casa.
INTERLIGADO – Patrícia por Patrícia?
PATRÍCIA – Uma mulher com um coração enorme, que gosta muito de ajudar as pessoas sempre que pode (com toda certeza que escolhi a carreira certa, pois amo muito o que faço). Trabalhadeira, empreendedora, otimista, cheia de luz por onde passa e com empatia. Que sempre está inovando profissionalmente. Ótima profissional e ótima mãe.