Exposição de presépios pode ser visitada no Instituto Mark´s

Os indícios históricos apontam que o primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis, em 1223, numa representação da cena que a Bíblia cristã traz sobre o nascimento de Jesus, em um estábulo na gruta, junto com Maria, José e os animais, em Belém.

Celebrando essa tradição cultural, o Instituto Mark´s apresenta até o dia 21 de dezembro uma exposição de presépios com mais de 50 conjuntos completos, todos da coleção particular da produtora cultural Juçara Carbonaro.

São presépios feitos com materiais tradicionais, como a cerâmica, o gesso e a madeira, até alguns que utilizam matéria prima inusitada para sua confecção, como cabaças, conchas, tecidos, cascas de árvores, entre outros, nos mais variados tamanhos, inclusive minúsculos. Há presépios vindos de diferentes países e estados brasileiros.

A coleção particular de Juçara nasceu da paixão por esse tipo de manifestação cristã, muito comum em época natalina. A produtora cultural conta que na infância, uma tia montava um presépio na sala e deixava as crianças da família brincar com as peças.

Esse mesmo presépio foi o que deu origem à coleção, pois a tia deixou-o como herança para Juçara. “Gosto muito da representação que os presépios trazem. Lembro que quando criança eu brincava com os personagens, colocava os reis magos para caminhar, divertia-me com os animais, ali nasceu a paixão. Hoje tenho por volta de 56, mas nunca é um número exato, pois a coleção não para de crescer”, diz Carbonaro.

A exposição pode ser visitada até o dia 21 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 18h, no Instituto Mark´s, que fica na Rua 16, número 1263, no Fortaleza, em Barretos.