A Casa da Juventude, gerida pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, concluiu na sexta-feira, dia 11, a programação em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. 70 estudantes de 10 escolas das Redes Estadual e Municipal participaram do segundo dia de atividades, quando foram realizadas palestras com temas relacionados a empreendedorismo, startups, inovação e tecnologia.
Henrique Vianna, consultor de negócios do Sebrae e líder de comunidade no Bruto Valley, explicou aos estudantes sobre o trabalho do Sebrae frente às iniciativas de inovação e comunidades de startups, inovação e tecnologia. “Considero de extrema importância participar e promover eventos com esse objetivo, pois os jovens são os maiores responsáveis por pensar e agir de maneira diferente e conduzir a criação de negócios inovadores. A iniciativa da prefeitura é o papel primordial para garantir acessibilidade à informação, bem como inclusão social e produtiva aos jovens”, afirmou. Para ele, essa ação é necessária e foi muito positiva. “Estendemos as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. Empreender também é uma forma de se ter emprego e renda”, observou.
“Conseguimos, a partir dos conteúdos abordados, plantar a semente da cultura de inovação e empreendedorismo nos jovens presentes. É a partir do despertar da curiosidade que conseguimos atingir o resultado e colher no futuro novos negócios inovadores, novas startups e novos empreendedores de sucesso”, concluiu Henrique.
O empreendedor, fundador da Startup Cownter e Líder de Comunidade no Bruto Valley, Maurício Iacovone, que conduziu a palestra “O que é essa tal de Inovação?”, afirmou que o evento foi outra iniciativa louvável para apoiar a juventude nestes tempos de mudanças tão intensas e rápidas. “É preciso encontrar oportunidades frente aos avanços tecnológicos, globalização, pandemia e como isso afeta as demandas do mercado, concorrência, eficiência, sustentabilidade. Encontrar maneiras de como sobreviver frente a este cenário”, destacou.
Maurício lembrou que o Bruto Valley, como um ecossistema de inovação de Barretos e região, busca nestes eventos estimular e apoiar os jovens frente às oportunidades da inovação. “Buscamos provocá-los a tomar iniciativas, oferecendo mentorias, divulgação e principalmente conexões com outros grupos, idealizadores, investidores ou o que for necessário para transformar suas ideias em inovação, fundando startups e saindo do lugar comum”, ressaltou. Ele definiu o evento como uma experiência única. “Encontramos olhares diferentes frente aos desafios. Ainda mais empolgante, quando vimos as futuras mulheres líderes já se sobressaindo com ideias fantásticas”, observou.
O coordenador da Casa da Juventude, Vitor Santiago, contou que o tema da primeira palestra atiçou a curiosidade. “Deixou os alunos refletindo da importância, trazendo análises e reflexões de sua realidade para a área de inovação e tecnologia. Logo após, o Lucas Mustafá, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Barretos (CoMCiTI) e líder da comunidade Bruto Valley, trouxe para eles as fases de valores e um pouco da burocracia de uma startup”, conta, agradecendo à Comunidade e ao Sebrae.
Vitor mencionou ainda o entusiasmo dos presentes com a dinâmica para trabalharem suas habilidades, abrindo reflexões sobre as competições do mercado e os valores sobre suas habilidades. “Para finalizar, teve os cases de sucesso dentro da área de ecossistema e sustentabilidade, mostrando que a ideia de inovação pode realmente transformar e descobrimos que diversos alunos já têm como projeto de vida a área da tecnologia e desenvolvimento. Entre eles, as áreas de programação, design gráfico e cibersegurança. Ficamos felizes pois foi realmente está plantada a sementinha da criatividade e geração de inovações”, pontuou o coordenador.
O evento foi concluído com sorteio de livros e de um equipamento doado pelo palestrante Alexandre Bueno.