Evento em alusão ao Dia de Tiradentes promove apresentações culturais e homenageia profissionais e estudantes de Odontologia do UNIFEB

Nesta quarta-feira (19) o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi palco de um evento impecável organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) em alusão ao Dia de Tiradentes. Com muita cultura, arte e emoção alunos e professores se uniram para contar a história de Tiradentes e da Odontologia no Brasil. 

Foi realizada a exposição de uma cadeira odontológica de 1895, ou seja, com 128 anos, que remonta o tipo de estrutura utilizado pela profissão na época, cuja história foi contada pelo membro do NAC, Guilherme Diniz. Um dos pontos altos, foi a apresentação teatral “Tiradentes” organizada pelos alunos de Odontologia e Fisioterapia, que abordou os aspectos históricos da profissão e como eram o tratamento odontológico, meios e instrumentos utilizados na época, além do uso de álcool como forma de anestesiar o paciente a fim de ser feita a intervenção. Para completar as apresentações culturais, a aluna de Administração, Giovana Aleixo, que também é pianista, fez uma belíssima apresentação emocionando a todos. 

O NAC também preparou uma homenagem para os cirurgiões-dentistas e docentes do UNIFEB, Prof. Me. Lucio Antonio Pereira (representante da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e Prof. Dr. Walter Antonio de Almeida, além do coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Jorge Henrique Stefanelli Marques, que receberam uma placa de Honra ao Mérito em função da relevância dos serviços prestados à comunidade. A homenagem foi organizada pela Prof. Silvia Davis, docente nos cursos de Odontologia e Ciências Contábeis, que também integra o NAC. 

O evento contou com a presença do Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, que ressaltou a importância dos profissionais de Odontologia para o desenvolvimento social do país. “O UNIFEB já formou grandes profissionais no segmento que hoje se destacam pelo Brasil e mundo afora. A implantação do curso de Odontologia em Barretos foi um grande marco histórico que permitiu o avanço da área em nossa região. Estamos comprometidos em permitir que o curso se destaque cada vez mais em função da qualidade acadêmica e estrutura oferecidas”, enfatizou. 

Para o coordenador do NAC, Prof. Dr. Antonio Gandini Júnior, a importância histórica de Tiradentes na construção da era republicana do Brasil está atrelada ao desenvolvimento da Odontologia. “Tiradentes esculpia, por volta de 1790, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época. Considerado um dos heróis nacionais, o cirurgião-dentista realizou, historicamente, a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil”, lembrou.