Centenas de estudantes do oitavo e nono anos das escolas estaduais Paulina Nunes de Morais e Mário Vieira Marcondes participaram da palestra “Prevenção de Violência Sexual contra crianças e adolescentes” com a jornalista, escritora, professora e educadora sexual, Maria Julieta Jacob. O evento aconteceu na última sexta-feira, 19 de maio, na Igreja Batista Nova Dimensão, em Barretos.
O evento, realizado em parceria entre a OAB Barretos, Ministério Público do Trabalho, Delegacia da Mulher, Secretarias Municipal e Estadual da Educação, Assistência Social e Instituto Mark´s, teve um segundo momento, no período da tarde, que reuniu no Instituto Mark´s, assistentes sociais, professores e educadores que fazem parte da rede protetora do ensino público, advogadas e advogados, com a palestrante Maria Julieta Jacob, para que ela apresentasse dados sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e como a abordagem deve ser feita para promover o diálogo com esse público.
“Os adolescentes querem ser expressar, esse é um período em que a sexualidade está em ebulição, o trabalho com as informações deve ser contínuo, pois a aprendizagem é progressiva, com isso a criança ou adolescente, de fato irá aprender a identificar, a se proteger e a relatar uma situação de abuso”, afirmou Jacob.
Ainda de acordo com Jacob, “além da escola, os pais devem conversar constantemente sobre o tema com as suas crianças e os adolescentes, esse é um trabalho de toda sociedade e de políticas públicas. O meu livro “Tuca e Juba” traz o assunto, que é tão difícil, de uma maneira mais leve, acessível, ele conversa com o leitor adolescente, sem complicar e sem assustar”, explicou.
Para a presidente da 7ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barretos, dra. Arany L’Apiccirella, “o evento coloca Barretos como uma das cidades pioneiras por trazer uma especialista, a educadora Maria Julieta Jacob para falar sobre violência sexual contra a crianças e adolescentes, um assunto em voga, que deve ser discutido sempre entre os professores e estudantes, pais e filhos e toda a sociedade. Quero destacar a importância da união de forças para a realização deste dia, com a importante participação ativa da procuradora do trabalho dra. Regina Duarte da Silva, da delegada da DDM dra. Denise Polizelli, da secretária municipal de educação Jessica Maria Santos, do presidente do Instituto Mark´s Ronaldo Marques e da assistente social Adriana Santos, entre outros nomes que estiveram nessa união de forças”, explicou.