Estratégias para valorização de produtos de origem animal produzidos em Barretos e região são discutidas entre Prefeitura e Codevar

A Prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, e o presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), Marcelo Otaviano dos Santos, reuniram-se na manhã de quinta-feira, 4 de janeiro, para discutirem estratégias de valorização para produtos de origem animal produzidos na cidade e na região.

Na ocasião, a Chefe do Executivo local destacou a importância da efetivação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em âmbito regional e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. “Nós estamos trabalhando muito para que o SIM Regional e o SISBI se efetivem e que os produtos Barretenses possam ser vendidos não somente na nossa cidade, mas também na região e em todo o Brasil”, comentou.

A conquista do selo de equivalência ao SISBI-POA permite que os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), que sejam vinculados ao Consórcio, possam ser comercializados em todo território nacional. Para obtê-lo, é necessário comprovar que possui condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).