Estância Turística de Barretos recebe Ciclo de Cultura Tradicional 2023

Admiradores da cultura e tradições barretenses puderam assistir ao Ciclo de Cultura Tradicional 2023 com diversas ações e tradições da cultura caipira, realizado no último sábado, 16 de setembro, na Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves”.

A programação teve apresentação dos grupo Catira Espora de Prata e Catira 25 de Agosto, show com o violeiro Ivan Vilela, e Filme – conversa com mostra do curta-metragem “ O Som da Tradição”, dirigido por Gui Diniz e bate-papo sobre o vídeo com mediação de Sueli Fernandes e participação de Gui Diniz, Carlos Anésio da Silva, um dos fundadores do Catira 25 de Agosto e Francisco Santana Junior, fundador do grupo Catira Espora de Prata.

O Ciclo de Cultura Tradicional é um evento que gira em torno das tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes, por meio de sessões comentadas de documentários, acompanhadas por apresentações das culturas populares.

Gui Diniz conta que a produção do documentário foi um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade para dar visibilidade ao catira. “A oportunidade de fazer parte deste grande projeto da POESI, juntamente com as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, foi um grande desafio, pois o Curta/Documentário foi o meu primeiro de muitos que virão. Com essa oportunidade, enfrentei grandes desafios, como a busca por arquivos e dias e dias de pesquisas para entregar este lindo documentário, que todos os presentes puderam conhecer. Este evento foi a chancela para valorizar ainda mais a nossa cultura sertaneja raiz, através da Catira 25 de agosto”, destacou.

Para o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, a programação reforçou os esforços da Secretaria em promover cultura e valorizar as nossas tradições. “Alcançamos o nosso objetivo com a promoção desse grande evento. Pudemos levar conhecimento e reflexões sobre nossa arte, cultura e tradições”, afirmou.

A programação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e Oficinas Culturais, e correalizada pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.