Estado confirma circulação da dengue tipos 2 e 3 em Barretos

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, informa que, a partir das notificações de caso de dengue enviadas para o Estado realizar exames de confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o retorno que neste ano estão circulando no município os tipos 2 e 3 da dengue. A Vigilância e o Controle de Vetores reforçam a orientação a população para que elimine recipientes com água parada de suas residências, empresas e comércio. Recipientes sem serventia que podem acumular água devem ser descartados em um dos seis Ecopontos de Barretos, pois o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, se reproduz em água parada. A Prefeitura também disponibiliza um ponto para descarte de pneus, na Avenida 3 com Rua 12, no bairro Fortaleza.

O que muda com a circulação de outro tipo?

Em 2024, Barretos registrou apenas a circulação do tipo 2 da dengue. Existem quatro tipos da doença e cada pessoa só pode ser contaminada uma vez com cada tipo. “Mesmo quem já teve a dengue tipo 2 em ano anterior, se essa pessoa nunca teve a dengue tipo 3 e agora for picada por um Aedes aegypti contaminado com o tipo 3, essa pessoa pode ter a doença novamente”, afirma a chefe da Vigilância Epidemiológica, Manuela Theodoro Ribeiro.

Sintomas

A dengue pode ocasionar febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça e falta de apetite. Diante de sintomas, deve-se procurar atendimento médico para avaliação.

Quando há suspeita de dengue, alguns tipos de medicamento não são indicados. Portanto, tomar remédios por conta própria, sem orientação médica, pode agravar os sintomas, colocando a vida em risco.

Também é importante manter boa hidratação: água potável, sucos, água de coco. Mas devem ser evitados refrigerantes e não se deve consumir bebida alcoólica.

Locais de atendimento

Pessoas com sintoma da doença devem procurar a rede municipal de saúde, para atendimento e realização de exames. O paciente deve ir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou buscar atendimento pelo Telessaúde, neste caso, enviando mensagem no WhatsApp (17) 3612-0003. Esse atendimento médico por teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Se necessário, também há o atendimento 24h na UPA, localizada na Via Conselheiro Antônio Prado, n. 1355, no bairro Pereira, próximo ao shopping. Em caso de emergência, com necessidade de locomoção, o SAMU também atende 24h, pelo telefone 192.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza também portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as informações falsas que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Como denunciar criadouros?

A população pode denunciar na ouvidoria da Prefeitura imóveis com criadouros do mosquito Aedes aegypti. Basta telefonar ou enviar mensagem de WhatsApp para (17) 3612-2100.

Confira o endereço dos seis Ecopontos existentes no município. Eles recebem materiais sem serventia, recicláveis e restos de poda e funcionam de segunda a sábado das 7 às 19h:

Califórnia: Rua Cristiano de Carvalho, n. 50

Cristiano de Carvalho: Avenida João Ribeiro do Nascimento

Exposição: Rua Fábio Junqueira Franco, n. 301

Leda Amêndola: Rua João Botacini, s/n.

Nadir Kenan: Rua Rage Caiel, n. 400

Santa Cecília: Avenida Antônio Machado das Dores, s/n.