A Estância Turística de Barretos ganhou na tarde de terça-feira, 25 de abril, o espaço físico oficial do Harena, hub do Hospital de Amor que tem como objetivo encontrar novas formas de levar a tecnologia à saúde pública. Instalado no primeiro piso do Ircad América Latina, o local conta com salas exclusivas para sponsors (patrocinadores) e coworking (trabalho colaborativo) aberto para startups aceleradas pelos programas oferecidos pelo centro, mentoreados e colaboradores do HA.
A prefeita Paula Lemos participou da inauguração e destacou a relevância deste dia para Barretos. “Hoje nós estamos marcando história na nossa cidade. A gente traz luz ao Ircad e afirma que o Hospital de Amor vai além do atendimento aos pacientes, trazendo tecnologia para as famílias mais necessitadas, do SUS. Estamos desenvolvendo tecnologia para as pessoas mais humildes, para aquelas que realmente necessitam de um olhar especial”, afirmou.
Presidente do HA, Henrique Duarte Prata, Henrique Prata – Presidente do Hospital de Amor fez questão de ressaltar que inovação não é exclusividade de médicos cientistas e pode vir de todos. “O Harena veio para chamar a inteligência para a sociedade como um todo. Todos em prol da saúde. Esse projeto é inteligente. É nisso que eu acredito. Esse papel do Harena vem ao encontro da filosofia do Hospital de Amor”, disse.
De acordo com o HA, com o novo espaço físico, além de proporcionar estrutura de trabalho para os parceiros e startups aceleradas, o Harena também ampliará a capacidade de atendimento com um novo programa em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Federal de São Paulo, o ConectaHealth.
O coordenador de ambientes inovadores e startups do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Freitas, espera que esta parceria com o HA seja muito produtiva. “A gente está resolvendo problemas reais, de pessoas reais. Então, é uma iniciativa muito feliz que se coaduna às iniciativas estratégicas do nosso Ministério. É a primeira de muitas e espero que essa parceria seja muito frutífera. A gente tem muito com que colaborar com o Hospital de Amor e as portas do Ministério estão abertas”, contou.
Representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, a diretora técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial do Estado de São Paulo, Eneide Gama, também falou sobre a relevância do projeto. “Ver esse projeto escrito é uma coisa, vivê-lo hoje, nesse dia, arrepia, aquece o coração e deixa a gente muito feliz”, comentou.
A assessora do Gabinete da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Maria Cristina Coimbra Balestrin, se disse orgulhosa de ser brasileira, paulista e do interior. “Eu acho que Barretos tem muito para mostrar, muito para contribuir e muito para repartir”, disse.
Até o momento, mais de 90 healthtechs estão conectadas ao ecossistema de inovação do HA, sendo 45 delas participantes dos programas de aceleração, apenas em 2022. Acredita-se que nos próximos dois anos mais 120 healthtechs (startups de base tecnológica que atuam na área da saúde com o objetivo de solucionar problemas com inovação e tecnologia) serão atendidas com o programa, que oferecerá capacitação empreendedora gratuita, mentorias especializadas e conexão com o ecossistema de inovação do Hospital de Amor, em Barretos.
A inauguração também contou com a presença de Maria Isabel Góes, representando o senador Rodrigo Cunha (AL); das secretárias municipais de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, e de Comunicação, Fabíola Correia; do vereador, Dr. Chafei; Michel Porcino, Head do Sebrae for Startups; Dr. Luís Romagnolo, diretor de Inovação do Hospital de Amor; do presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), o advogado Lucas Mustafá, do prefeito de Bebedouro, Lucas Seren; dentre outras autoridades e convidados.