A Prefeita Paula Lemos, ao lado do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Thyago Abraão, e do coordenador do PROCON Barretos, Delaías Santos Raimundo e de outras autoridades da Estância Turística de Barretos, inaugurou nesta segunda-feira, dia 8, a Escola do Consumidor.
Na data de comemoração dos 34 anos que foi sancionada a lei de criação do PROCON no município, a população passa a contar com um espaço projetado especialmente para promover e divulgar os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
“Estou muito feliz por alcançarmos hoje esse marco histórico para a população barretense. Nesse espaço, a nossa população terá momentos de educação para conhecerem seus direitos e deveres enquanto consumidores”, ressaltou a prefeita Paula.
A chefe do Executivo mencionou sua especial preocupação com educação financeira da sociedade. “Neste espaço, haverá também encontros para discutir educação financeira. Seja quem ganha 1.500 ou quem ganha 10 mil reais, as pessoas precisam ter conhecimento de como administrar o seu dinheiro. É possível mudar a vida das pessoas para melhor quando elas aprendem a se organizar financeiramente”, pontuou a prefeita.
Paula lembrou que hoje como servidora pública faz contas para pagar parceladamente, mas que um dos ensinamentos que recebeu na infância de seu pai, que atua como veterinário, é de que para o trabalhador autônomo muitas vezes convém comprar à vista, sem fazer parcelas ao não saber qual será a renda do próximo mês. A prefeita também lembrou o trabalho desenvolvido com os alunos da rede municipal no projeto ‘Empreendedor do Futuro se Faz na Escola’, que rendeu a ela em 2022 o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor Mário Covas. “Estamos tornando uma geração mais preparada para as questões financeiras, para a vida. É muito importante proporcionarmos esses ensinamentos desde pequeno”, enfatizou.
O secretário Thyago destacou que a inauguração da escola é um grande ganho à comunidade barretense. “Nada melhor para evitar litígios do que instruir as pessoas para que saibam seus direitos e deveres. Quero agradecer e parabenizar ao Delaías e em especial à Paula por tudo que ela faz pelo PROCON, pela nossa cidade”, afirmou o responsável pela pasta de Negócios Jurídicos, a qual o PROCON está vinculado.
O coordenador do PROCON Barretos, Delaías Santos Raimundo, relatou que, enquanto servidor fiscal do PROCON, percebendo que as atividades de fiscalização na rua constituem um ambiente difícil, sempre pensou sobre como fazer para tentar evitar tipos de situação com que se deparam. “Através de uma oportunidade que eu tive com a prefeita Paula, ela chegou para mim e disse ‘eu queria que vocês capacitassem cidadãos para a educação financeira’. Guardei aquilo para mim. O desejo que eu carregava e o pedido da Paula foram a semente para chegarmos hoje a esse espaço para capacitar devidamente a população”, ressaltou.
Representando a Defensoria Pública, Fábio Esposto enfatizou que é importante e gratificante ter a Escola do Consumidor em Barretos. “Parabéns ao Delaías, à Paula por essa iniciativa extraordinária. Como defensor público, uma de nossas função é promover educação de direitos e espero que a gente consiga em parceria com o PROCON, a OAB e outras entidades fazer essa Escola florescer em Barretos para que a gente tenha pessoas mais informadas de seus direitos”, ressaltou.
Arany L’apiccirella, presidente da subseção Barretos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também ressaltou a importância da Escola para educar tanto consumidores quanto empresários e todos os que fornecem os produtos de consumo. “A informação é o meio mais fácil de a gente educar. Deixo os parabéns a nossa prefeita por mais essa conquista para Barretos”, afirmou. Arany disse que tanto Danilo Serrano, coordenador da Comissão do Direito do Consumidor – OAB/Barretos (também presente na cerimônia), como toda a instituição estão à disposição do PROCON para a realização de eventos.
O vereador Raphael Silvério destacou que a Escola deve beneficiar muito o consumidor barretense. “Queria parabenizar a equipe do PROCON e a Paula pelo grande trabalho que vem realizando” reforçou.
Ambiente apropriado
Gabriel Andrade, encarregado da Escola do Consumidor, ressaltou que se buscou proporcionar um formato dinâmico e flexível. “Optamos por materiais leves e objetivos, bem adequados aos nossos dias. As palestras têm duração média de uma hora, encaixando-se facilmente na rotina de alunos e consumidores de todas as idades. Estamos à disposição de toda a sociedade”, afirmou.
Para saber mais informações sobre palestras e funcionamento da Escola do Consumidor, a população pode telefonar ou enviar mensagem de WhatsApp para (17) 98217-1661, em dias úteis das 8 às 17h. A Escola está localizada em um espaço com capacidade para 40 alunos, conta com acessibilidade e funciona em extensão ao PROCON Barretos, na Avenida 23, nº. 720, entre as Ruas 18 e 20.
Também estiveram presentes na inauguração os secretários municipais de Educação, Jéssica Maria dos Santos; de Indústria Comércio e Emprego, Roberto Arutim e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta e de Saúde, Mussa Calil Neto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Lemos e o ouvidor do Município, Danilo Mendes; além de Maíra Latorre Lopez, gerente SENAC Barretos; Rafael do Carmo, gerente do SEBRAE Barretos; Paulo Sérgio Jorge, diretor da Fatec Barretos; Leandro Alvarenga Silva, coordenador do curso de Direito da FEB; Danilo Carvalho, do Espaço Empreendedor no Poupatempo.