Equipes da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) estiveram em ação enquanto a chuva forte caía sobre a Estância Turística de Barretos na noite de quarta-feira, dia 7. Ainda na fase inicial da chuva, a prefeita Paula Lemos orientou as equipes a fazerem o monitoramento de toda a cidade e reforçou à população o pedido para ter prudência e evitar situações de risco durante a chuva forte. “Desde a tempestade de 6 de janeiro de 2022, a nossa gestão está cotidianamente empenhada em obras antienchente e em monitoramento para preservar vidas ante às mudanças climáticas. Assim como a Secretaria Municipal de Planejamento nesta gestão trabalha com muita seriedade quando vai aprovar novos loteamentos”, afirmou.
“Até um passado recente, muitos loteamentos foram aprovados em Barretos sem a devida preocupação com impermeabilização do solo e destinação da água das chuvas, gerando um problema enorme em nossa cidade. Nesses dois anos, fui em busca de apoio do Estado e também com recursos do município e a iniciativa privada, já foram investidos mais de R$ 10 milhões para diminuir esse problema. Locais que eram seriamente afetados e em que realizamos obras antienchentes, mais uma vez, nesta quarta-feira, resistiram sem que tivéssemos novas tragédias”, ressaltou a prefeita Paula.
José Eduardo dos Santos Júnior, secretário de Ordem Pública e de Defesa Civil, destacou que foram monitorados pontos que eram problemáticos antes das obras antienchentes. “Na região da ponte que liga o Barretos II ao Christiano de Carvalho e nos cruzamentos da 20 com 35 e com 37, 22 com 37 e 12 com 7 tudo correu sob a normalidade”, informou.
O secretário disse que a Defesa Civil fez o acompanhamento nos dez pontos em que houve alagamento, com medidas preventivas em conjunto com a Ronda Municipal e o Departamento de Trânsito, de modo que não resultou em ocorrências graves: Rua 14 com Av. 9, Trevo da Av. 43, Trevo da Av. Rio Dalva, Av. 43 com Rua 22, Av. das Comitivas – Jd. Europa, Av. Engenheiro Necker, Av. Messias Gonçalves, Rua 12 com Av. 27, Rua 16 com Av. 31, Av. Dos Maçons – Região dos Lagos. Neste último, houve transbordo do córrego e na manhã desta quinta-feira a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizou ação de limpeza no local, retirando a areia que ficou sobre o asfalto. Conforme a Defesa Civil Municipal, a situação está normalizada em todos esses pontos.
Orientações à população
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo Maia, informou que a equipe atendeu também a um chamado recebido pelo telefone 199. “A equipe foi até o local, no cruzamento da Rua 33 com a Avenida 18 e fez orientação. Por lá, duas adolescentes estavam brincando na enxurrada. Após a orientação sobre o risco de a força das águas carregarem pessoas e que esse não é um tipo adequado de brincadeira, as meninas retornaram para casa”, explicou.
Ele reforça a orientação para que as pessoas procurem locais seguros e evitem transitar sobre fortes chuvas. “Nunca se deve atravessar uma área alagada, seja a pé ou de carro. É importante esperar a chuva passar, deslocando-se quando não houver mais risco e, diante de uma emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, que atende 24h pelo telefone 199.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) também realizou ações no período de noite, com trabalhos de desobstrução na rede de esgoto. O SAAEB recebe chamados emergenciais 24h pelo telefone (17) 3321-5300. Por conta da falta de energia elétrica ocasionada durante a chuva afetando o Poço Dom Bosco, o fornecimento de água para os bairros abastecidos por esse poço chegou a ser interrompido. Conforme o SAAE, o fornecimento de energia foi restabelecido por volta de 22h e duas horas depois o serviço estava restabelecido. Foram 70 milímetros de chuva; o maior volume registrado em Barretos neste ano.