Os produtores rurais da Estância Turística de Barretos têm um encontro marcado para esta segunda-feira, 26, no Recinto Paulo de Lima Correa, das 9 às 15h. O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, participará com a Prefeita Paula Lemos da abertura do evento, organizado em conjunto pela pasta estadual e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Os representantes do município e do Estado darão instruções aos produtores sobre o Programa Rotas Rurais e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
ROTAS RURAIS
O Rotas Rurais é um programa estadual que busca construir instrumentos capazes de solucionar a lacuna de instrumentos para viabilizar acessos às propriedades rurais. O Programa visa trazer praticidade para se encontrar os endereços. Para isso, toma como apoio tecnologias da informação e de geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto.
As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso. São instrumentos para viabilizar o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas. Com o programa, pretende-se alcançar ganhos à população rural em qualidade de vida, atividades socioeconômicas e no pleno exercício da cidadania dessa parcela da população.
O secretário municipal José Falleiros lembra que a Estância Turística de Barretos é um dos municípios com maior extensão no Estado e que tem vasta quilometragem de estradas rurais. “Como parte do Programa Rotas Rurais, já localizamos e fizemos a identificação de 1.276 propriedades profissionais. Estamos fazendo a distribuição do CEP rural”, afirma. Mais informações sobre o andamento do programa no território barretense serão abordadas no evento.
Falleiros reforça benefícios à população rural barretense. “Com a localização disponível para ser acessada, fica muito mais prático para Samu, bombeiros e polícia chegarem até as propriedades. Acaba com aquela necessidade de ficar instruindo para sobre o caminho, dizendo ‘passa encruzilhada, o poste, depois da porteira vira à esquerda, à direita’. Entre outros benefícios, quando a população rural estiver diante de uma emergência, passa a ser atendida com uma agilidade muito maior, que pode ser crucial à vida”, afirma.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
No Encontro, Casa da Agricultura dará orientação aos produtores sobre a fase de aceite do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e como podem proceder. Nesta etapa, o sistema apresenta dados sobre georreferencialmento inseridos a partir de dados coletados por satélite. O produtor deve então acessar o sistema do CAR e confirmar se aceita, concordando com os dados que foram apresentados, ou se discorda e pode então não dar o aceite e proceder para apresentar novos dados. Produtores que tenham outras dificuldades e dúvidas relacionadas.