Em parceria inédita com o Instituto Dorina Nowill para Cegos, Prefeitura de Barretos oferece curso para professores e material para aprendizagem do Sistema Braille aos alunos

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou na tarde desta terça-feira, 30 de maio, os kits LEGO® Braille Bricks e maletas com a Coleção Dorinha pelo Brasil para as cinco Unidades Escolares que contam com alunos de 04 a 10 anos com deficiência visual matriculados na Rede Municipal de Ensino. A parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o Instituto Dorina Nowill para Cegos também disponibiliza até o dia 26 de junho um curso para professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), objetivando a ampliação do ensino voltado a estudantes com deficiência visual.

Paula iniciou sua apresentação se autodescrevendo para o público presente e falou sobre a importância do convênio para a inclusão. “Quero agradecer muito essa parceria com o Instituto Dorina Nowill e com a Lego. O Lego é um brinquedo bem caro e é muito bacana eles fazerem essa parceria de forma gratuita para as prefeituras, para que a gente possa ajudar a todas as crianças, com ou sem deficiência. Foi uma tarde muito abençoada”, contou.

A secretária de Educação, Jéssica Maria Dos Santos, destacou que a oferta de materiais de qualidade é sempre pauta do trabalho desenvolvido pela SME. “Investir em Educação é um lema da nossa gestão e parcerias como está nos permitem tornar os espaços escolares cada vez mais inclusivos. A formação dos profissionais da Educação, assim como a oferta de materiais de qualidade, é sempre pauta do trabalho desenvolvido”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Setor de Inclusão da SME, Maria Alice Duarte Pereira, o “Programa Braille Bricks Brasil” desenvolvido pela Fundação em conjunto com a LEGO® visa o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual.

Maria Alice explica que cada um dos alunos com deficiência visual matriculados na Rede Municipal de Ensino é acompanhado por uma professora especialista em braille, além da professora da sala regular, e que, no contraturno escolar, uma vez por semana, eles também contam com atendimento na sala de recursos, com professores do AEE.

As unidades beneficiadas com os kits são: Cemei Prof. Luiz Paro Neto; E.M. Prof. Dorothóvio do Nascimento; E.M. Prof. Fausto Lex; E.M. Orival Leite de Matos; e E.M. Profa. Marlene Carboni Pereira. Os professores que concluírem a capacitação também recebem um kit do programa.

Aprovação dos pais

A entrega contou com a presença de alunos, pais e representantes das unidades escolares beneficiadas com os kits. Benjamim dos Santos Caetano, de 6 anos, está no primeiro ano da E.M. Prof. Dorothóvio do Nascimento, e roubou a cena ao pegar o microfone e fazer uma oração, emocionando os presentes.

Adriano Lima da Cunha, pai do Daniel Santos da Cunha, 9 anos, que cursa o 4° ano, na E.M. Prof. Fausto Lex, falou da preocupação que os pais têm ao receber a notícia de que o filho possui alguma deficiência e agradeceu pelo cuidado que o filho recebe. “A gente fica pensando como ele vai se encaminhar na sociedade. Aí você vai à escola e tem todo esse respaldo. Só tenho a agradecer do fundo do meu coração, por tudo”, disse.

Outra mãe que elogiou o atendimento que o filho recebe da Rede Municipal de Ensino foi Victoria Katria. A genitora do aluno Yuri Lorran, que tem 4 anos e frequenta a recreação no Cemei Prof. Luiz Paro Neto, afirmou que se sente acolhida na cidade. “Eu sou muito agradecida, pois de onde eu vim, em Roraima, eu não via muito esse apoio como em Barretos tem, tanto no Cemei, quanto na prefeitura. Aqui eu me sinto tão acolhida que eu não tenho mais vontade de voltar para minha cidade”, contou.

Exemplo de superação

Isabella Figueiredo é ex-aluna da rede, também tem deficiência visual, é formada em Direito e acaba de passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela participou da entrega dos kits, fez solicitações de melhorias de acessibilidade e criação de uma associação para oferecer amparo jurídico para que a pessoa com deficiência tenha seus direitos garantidos para a prefeita e colocou-se à disposição dos pais para prestar apoio. “Gostaria de agradecer à prefeita Paula pelo espaço e pela oportunidade de conversar com vocês e parabenizá-los. Sei que todo mundo está muito feliz com o dia de hoje, com a entrega desses materiais de primeira qualidade que eu tenho certeza que vai ajudar muito na educação das crianças e dos filhinhos de vocês”, comentou.

Ela também deixou um recado para os pais e responsáveis ao expor situações pelas quais passou, onde teve seu potencial muitas vezes desacreditado. “Acreditem na capacidade dos seus filhos. Não é porque eles têm alguma deficiência, seja ela qual for, que eles serão um fracasso na vida. Acreditem em vocês como pais, no sonho dos seus filhos e corram atrás”, completou.

A prefeita parabenizou a nova advogada e afirmou: “Você já está fazendo história. Hoje tenho certeza que essas mães e pais saem daqui muito mais animadas para seguirem firmes, fortes e com foco”.