A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Sebastiana Nicézio de Carvalho” o início da entrega das camisetas de reforço do kit-uniforme para os 13.484 alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa inédita reforça a inclusão e igualdade entre os estudantes com a padronização da roupa a ser usada.
A chefe do executivo comemorou a entrega e relembrou que a camiseta extra é um pedido dos pais dos alunos. “Estamos aqui atendendo um pedido dos pais de alunos, que é a entrega das camisetas no segundo semestre. Como mãe, não podia deixar de atender, pois a gente sabe que as crianças estão em desenvolvimento e essa nova camiseta ajuda muito. Essa é a primeira vez na história de Barretos que isso ocorre. Além disso, estamos fazendo investimentos constantes na educação, com reforma de escolas e Cemeis, entrega de uma escola nova, no Vida Nova, e a implantação do material didático para crianças a partir dos 2 anos, olhando para a primeira infância. São muitas coisas boas pensando no futuro de Barretos e as crianças são o nosso futuro”, comemorou.
O uniforme escolar é um signo de referência social que promove segurança, pois os alunos são identificados facilmente nos diferentes lugares da cidade. No início do corrente ano letivo, os alunos da Rede Municipal de Ensino receberam um kit-uniforme compostos por seis peças: uma camiseta manga curta, uma camiseta manga longa – outra novidade -, uma camiseta regata, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda para os meninos e um short saia para as meninas, além de uma mochila.
Mãe de duas crianças que frequentam a Rede Municipal de Ensino, Janaina Roberta aprovou a iniciativa. “Vai usando e vai gastando. Também tem a questão do crescimento e da praticidade. Tendo mais uma camiseta facilita bastante, pois mando as crianças todos os dias de uniforme”, comentou.
As novas camisetas, que já foram distribuídas às unidades escolares, devem ser entregues durante para todos os alunos até a primeira quinzena do mês de agosto.
A secretária municipal de Educação destaca a importância das crianças irem uniformizadas todos os dias para a escola. “O uniforme, além de ser uma forma das famílias economizarem com as vestimentas das crianças, é importante para a identificação dos alunos dentro das unidades e para a criação de um senso de igualdade entre eles”, disse.