O primeiro turno das Eleições 2020 acontece no dia 15 de novembro e, neste pleito, Barretos conta com oito candidatos a prefeito. A reportagem do Barretos News entrevistou os prefeituráveis e fez a seguinte pergunta: “se eleito, qual será seu principal desafio frente à prefeitura de Barretos?” Veja as respostas:
ÂNGELO DUARTE – “O desafio inicial é administrativo. Melhorar os processos e o caixa da prefeitura (sem que a população pague a conta) é fundamental para garantir uma qualidade de vida que vai além dos direitos básicos oferecidos de forma ética e efetiva a todos os barretenses”.
DRA. GLAUCIA DELEGADA – “Acredito que o meu maior desafio será o mesmo que os meus antecessores tiveram. Unir todas as forças da cidade para levarmos Barretos ao seu merecido lugar, que é uma cidade onde todos os cidadãos possam ter oportunidade de uma vida saudável e próspera”.
DR. MUNIR – “O maior desafio é trazer desenvolvimento e, consequentemente, geração de emprego para Barretos. Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas fecharam e muitas pessoas perderam o emprego. Também quero melhorar o atendimento na área de saúde, retomando o atendimento no Pronto-socorro da Santa Casa sem precisar de referenciamento da UPA e oferecer atendimento médico 24 horas em pontos estratégicos da cidade. É inadmissível que a população tenha que atravessar a cidade em busca de atendimento médico. Muito precisa ser feito em Barretos, porém uma administração forte, focada e livre de corrupção pode mudar os rumos da cidade.”
JOANA SOLEIDE – “Inúmeros serão os desafios para Barretos principalmente porque vejo uma falta de planejamento e falhas em gestão como na saúde, falta de fortalecimento na educação, na mobilidade urbana, na cultura, na transparência e na gestão da água, que é crônico. Mas, o maior de todos os desafios é limpar o nome de Barretos. Sanear as contas, enxugar a máquina pública, gerir com eficiência e austeridade os recursos, incentivar investidores, empreendedores o que resulta em mais oportunidades para a população. Precisamos gerir melhor os recursos do município, desde os imóveis ao patrimônio público histórico, valorizar as obras já realizadas, aperfeiçoando e melhorando, não abandonando como temos visto. Equilibrar as contas públicas, destinar adequadamente os recursos, renegociar dívidas, fazer parcerias público privadas que será a solução para atrair desenvolvimento em empregos, que geram circulação de divisas, mais arrecadação, fortalecimento do cidadão com autonomia, autoestima para gerir sua vida para crescer e prosperar. Assim investiremos em cultura, turismo e lazer. Estimularemos os esportistas, as feiras de negócios, o comércio dos produtos das pequenas propriedades rurais com menos logística e mais qualidade. Uma cidade viva, participativa, onde o cidadão e sua qualidade de vida é o foco principal. Nosso projeto é de gestão pública para o público e não de política para carreira politica por poder, ego e dinheiro. Vamos trabalhar junto com a população por empregos, moradias mais acessíveis, melhores serviços públicos valorizando os servidores para que eles se sintam parte do desenvolvimento e não um peso como estamos sendo tratados hoje. Barretos será conhecida pelas suas riquezas, pelo seu povo trabalhador, pelas indústrias que aqui vão se instalar e gerar empregos, pelo turismo que será, de fato, o ano inteiro e que vai gerar muitos empregos e renda para a cidade e pela educação, que será referência com professores e familiares atuando juntos para a estrutura intelectual, social, moral, e profissional, fazendo do aluno um profissional preparado para o mercado de trabalho. Uma Barretos boa para todos!”
LAMBARI – *Até o fechamento da matéria, a assessoria do candidato Lambari não havia respondido à redação.
LUIZ TEGAMI – “Se eleito for irei de imediato fazer uma reforma administrativa, fazer um pente fino nos contrato municipais, reorganizar o orçamento, reestruturar serviços, criar um ambiente favorável para atrair indústrias e empresas para Barretos através de incentivos fiscais gerando empregos e renda para nosso povo. Teremos que reestruturar o distrito industrial II inteiro, terminar o asfalto, a iluminação, a limpeza e o acesso à rodovia Assis Chateaubriand. Colocarei em prática nosso Renda Retaguarda, que oferecerá R$ 533,50 às famílias de baixa renda, que foram fortemente afetadas pela pandemia. Vamos implantar também o Banco do Micro Crédito Municipal, onde iremos oferecer crédito para empreendedores e micro empreendedores, mesmo que estejam negativados. O grande desafio será o de reforçar a renda das pessoas e criar uma nova estrutura capaz de fazer isso”.
PAULA LEMOS – “Quero ser prefeita para trazer de volta o orgulho de viver aqui e a esperança de um futuro melhor. Tenho objetivos desafiadores e ousados, mas possíveis, planejados com um propósito único – administração dedicada, focada no interesse coletivo e no municipalismo, com o ideal de um governo em conjunto com as pessoas. Acredito que é possível transformar Barretos na cidade que queremos e precisamos: com oferta de consultas e atendimento médico de qualidade nas unidades de saúde, entrega de remédios de competência do município, educação de excelência em sintonia com a nova era da tecnologia, ampliação da geração de empregos tornando a cidade pólo de investimentos para empresas, imputando a Barretos o título de referência regional e nacional em ações. Todas ações realizadas com participação das pessoas, pautadas na transparência e honestidade, com que sempre conduzi minha vida pública. Queremos que o orgulho de viver em Barretos fique estampado no rosto das pessoas, construindo não ‘para’, mas ‘com’ as pessoas, transformando projetos em realidade, Barretos numa cidade melhor. É para elas que temos obrigação de trabalhar, não em benefício próprio. Almejo Barretos livre da corrupção, ver os cofres públicos sangrando, por anos, e saber que este dinheiro deveria ser usado para ajudar as pessoas e não é o que acontece, me motiva a tomar à frente, porque como vereadora tenho limites. Como prefeita posso evitar que isso continue a ocorrer e destinar os recursos para atender quem precisa, que são as pessoas de Barretos.”
RAPHAEL DUTRA – Sem dúvida alguma, a geração de empregos e a quitação das dívidas da atual administração são os grandes desafios de um futuro mandato. Nosso Plano de Gestão conta com soluções eficientes, viáveis e eficazes para tais problemas. ‘Barretos Empreendedora’ é um projeto que visa apoiar a legalização dos empreendimentos, fomentar a formação de novos empreendedores, desburocratizar os processos e auxiliar o acesso ao microcrédito orientado. Ações que estimulam investimentos, atraiam novas empresas e amplie as já atuantes em nossa cidade. Trazer novas empresas e investimentos para a cidade, rever a legislação de incentivos fiscais, para que Barretos volte a crescer e, principalmente, se desenvolver é o nosso maior objetivo. Vamos reduzir o número de secretarias e de cargos comissionados, combater desperdícios e desvios de recursos com uma administração transparente e acessível a toda comunidade. Assim vamos conseguir frear a corrupção e colocar as contas do município ‘em dia’. As queimadas e a falta de água também são problemas que geram muitos transtornos à comunidade e são dois grandes desafios para uma futura gestão, eles devem ser solucionados o mais breve possível, pretendo priorizá-los. Em suma, os desafios são muitos e é difícil destacar um único, porém, com um plano de gestão eficiente, concreto e transparente vamos conseguir superar tais obstáculos e muitos outros que freiam o desenvolvimento e a qualidade de vida do cidadão barretense. Conto com a participação ativa e integral do meu vice Coronel Valdeci em todas as ações propostas e peço o apoio e a colaboração de toda comunidade para que juntos implantemos a ordem para Barretos crescer”.