Estamos há seis meses convivendo com a pandemia da Covid-19. Neste período, muitas informações falsas já foram desmentidas. Algumas delas falavam sobre “medicamentos milagrosos” para combater a Covid-19.
Neste caso, um vídeo de médicos que defendem o uso da ivermectina no combate à Covid-19 tem circulado junto com a informação de que a ANVISA “liberou” o medicamento e “mudou a dose”. O título dá a entender que a ANVISA liberou o fármaco para o combate à Covid-19 e que “mudou a dose necessária” para o tratamento contra o coronavírus.
A mensagem circulou muito na internet com o título de “Anvisa liberou Ivermerctina e muda a dose” e acabou sendo suscitada por comentários que apontam que a “dose para o tratamento teria que ser dobrada por causa de estudos” e que “o vídeo está sendo censurado”.
Mas, este vídeo é fake news e a ANVISA não liberou a ivermectina para o tratamento da Covid-19 e, muito menos, falou em nova dosagem da medicação. Assim como a OMS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não recomenda o remédio para matar o coronavírus.
Fonte: Boatos.org