Dom Milton Kenan Júnior fez na manhã desta terça-feira (27), a entrega dos documentos da fase diocesana da Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre André Bortolameotti ao Monsenhor Giacomo Pappalardo, oficial do Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano.
O inquérito, que reúne homilias, cartas, artigos e bilhetes escritos pelo religioso, depoimentos e testemunhos de pessoas que conviveram com o sacerdote, além de material audiovisual, possui cerca de 4.400 páginas e foi disposto, com duas cópias, em três caixas que foram lacradas durante cerimônia no último dia 16, na Cidade de Maria.
Padre André Bortolameotti, sacerdote professo da Congregação de Jesus Sacerdote, faleceu no dia 28 de outubro de 2010. A fase diocesana da causa teve início em 2016.
“Foram seis anos de muito trabalho e agora o processo segue a fase romana. Sigamos pedindo a intercessão de padre André para que recebamos graças de Deus e para que logo surjam milagres para que logo tenhamos a beatificação dele, e depois a canonização!”, diz o prelado.
O processo, a partir de agora, terá como postulador da fase romana Romano Gambalunga, e Lucila Castro segue como vice-postuladora da causa auxiliando os trabalhos do Brasil.
A fase pontifícia do Dicastério para as Causas dos Santos não tem prazo definido para se encerrar. Se o veredito for positivo, padre André passa a ter o título de Venerável.
A entrega dos documentos contou com a participação do postulador Romano e do padre Thiago Faccini, secretário-executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).