A recente iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEB), de instalar novos containers de coleta de resíduos em locais estratégicos do município sofreu um duro golpe nesta semana, com dois casos de vandalismo que resultaram na destruição de parte do novo equipamento.
Os incidentes ocorreram na segunda-feira, dia 15, no conjunto habitacional Luis Spina, e ontem (18), nas Contendas. As ações não apenas atrasam o projeto, mas também acarretam prejuízos financeiros significativos, com dinheiro público sendo necessário para a restauração dos containers incendiados.
O impacto ambiental desses atos de vandalismo é considerável. Ao destruir esses pontos de coleta, os vândalos comprometem a eficácia do sistema de manejo de resíduos, aumentando o risco de descarte irregular que pode contaminar o solo e as águas. Ademais, a comunidade perde recursos valiosos destinados à promoção de uma cidade mais limpa e sustentável.
O SAAEB apela à comunidade para que respeite e cuide das novas instalações. Os containers são ferramentas essenciais para o serviço de coleta e ajudam na segregação adequada do lixo.
Marcelo Borges, superintendente do SAAEB, lamentou o ocorrido. “É desanimador ver esforços voltados para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente serem minados por atos de vandalismo. Essas não são apenas perdas materiais; elas representam um retrocesso na nossa luta por uma Barretos mais sustentável. E não é a primeira vez que tais incidentes acontecem”, declara Marcelo.
A autarquia lembra que o cronograma de coleta e mais informações sobre como separar corretamente os resíduos estão disponíveis no site do SAAEB (https://saaeb.com.br/coleta-de-residuos/), e no Instagram (@saaebarretos) há um destaque próprio para os seguidores identificarem os dias da coleta seletiva.