Diocese de Barretos promove Cerimônia de Encerramento do Inquérito Diocesano do processo da causa de beatificação do padre André Bortolameotti

Na sexta-feira (16), a Postulação da Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre André Bortolameotti promove a Cerimônia de Encerramento do Inquérito Diocesano na Casa de Encontros e Retiros Dom Antonio Mucciolo, na Cidade de Maria, às 10h.

“Nessa cerimônia os membros do Tribunal do Inquérito Diocesano da causa, Dom Milton, padre Costante (vice postulador) e eu faremos os juramentos de ter cumprido nosso trabalho”, explica Lucila Castro, postuladora da fase diocesana.

Lucila disse ainda que durante a cerimônia será lida a ata de conclusão da causa e os documentos do inquérito que são todas as oitivas das testemunhas, o processo rogatorial que foi feito na diocese de Trento (Itália), os documentos recolhidos pela comissão histórica, os pareceres dos censores teólogos e os decretos de conclusão da causa serão lacrados com o sigilo do bispo diocesano.

“Duas cópias desses documentos foram devidamente preparadas para mandarmos para o Dicastério para a Causa dos Santos no Vaticano. O documento original lacrado, chamado de Arquétipo, permanecerá na diocese. As duas cópias que vão para o Vaticano se chamam Transunto e cópia pública”, pontua o bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior.

Todo o processo será colocado em três caixas diferentes e serão lacradas com cera laca e o sigilo do bispo, e só podem ser abertas no Dicastério para a Causa dos Santos.

Após análise, se o parecer foi positivo, padre André será declarado Venerável. A partir de então, para se tornar beato, será necessário a comprovação de um milagre com a intercessão de padre André. E para que seja canonizado e elevado aos altares como santo, um novo milagre precisará ser aprovado pelo Vaticano.

Servo de Deus Pe. André Bortolameotti

Nascimento: 22/12/1919 – Vigolo Vattaro (TN) – Itália
Ordenação Sacerdotal: 29/06/1943 (na igreja da Casa Mãe da Congregação Jesus Sacerdote na Itália)
Vinda para o Brasil: 22 de julho a 3 de agosto de 1967 e de 19 de dezembro de 1967 a 15 de outubro de 1975 (Cidade de São Paulo)
Abertura da Casa dos Padres de Jesus Sacerdote na Diocese de Barretos (vinda do religioso para Barretos): 29 de maio de 1984
Morte do Servo de Deus: dia 28 de outubro de 2010 – Sepultado no Santuário Diocesano Nossa Senhora Rosario em Barretos
Abertura do Processo de Beatificação: 8 de setembro de 2016
Exumação dos restos mortais: 22 de novembro de 2021
Lacração da Urna e inumação dos restos mortais: 29 de novembro de 2021