No último dia 5 de junho, data que é celebrado o Dia do Meio Ambiente, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu a palestra “Relato de Vivência com Povos Originários da Amazônia”, com a presença dos alunos do 1º ano de Fisioterapia.
Quem ministrou a palestra foi Paula Nogueira, graduada em Pedagogia e Gestão Ambiental, ex-secretária municipal na região do Alto Rio Negro. Ela relatou sua convivência com cerca de 23 etnias indígenas durante 18 meses na região de São Gabriel da Cachoeira, município localizado no norte da Amazônia. “Foi uma ‘ruptura cultural ‘ em minha vida. Quando fui secretaria de Educação e Saúde naquele município convivi com as dificuldades acerca de várias políticas públicas. Considero de suma importância a difusão desse ‘Brasil profundo’ aos futuros profissionais da saúde”, destacou.
O coordenador do NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do UNIFEB, setor responsável pela organização do evento, ressaltou a relevância de trazer em discussão temas como esse. “É necessário que os alunos que estudam na área da saúde tenham conhecimento sobre a realidade que muitas regiões do país vivem em termos de políticas públicas. O Brasil é um pais enorme em dimensão territorial, diferentes culturas e realidades sociais. Ouvir um relato tão contundente como o que foi trazido nessa palestra nos faz refletir sobre a importância de fomentar o acesso à saúde como forma de diminuir as desigualdades sociais do país, principalmente para grupos étnicos, como os indígenas”, finalizou.