‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite será realizado no sábado, dia 20

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 20, o ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite e da campanha de multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, das 8 às 16h. Todas as crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a gotinha contra a pólio.

“Nossas unidades e as equipes da saúde estarão ao longo deste sábado dedicadas a atender a população no ‘Dia D’ de vacinação. É essencial que os pais levem seus filhos para tomar a vacina contra a pólio durante a campanha e a ação no sábado é uma oportunidade muito importante para que os pais que trabalham de dia durante a semana levem seus filhos e coloquem a vacinação em dia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa.

A ação do ‘Dia D’ será realizada nas 13 unidades de saúde básica (os postinhos de saúde) dos bairros da cidade. Estarão fechados neste dia o Postão do centro e as USFs da zona rural. Toda a população pode procurar a unidade mais próxima e colocar a vacinação em dia. Podem ser tomadas as vacinas contra Covid-19, contra a gripe e outras vacinas que estejam atrasadas na carteira de vacinação.

649 crianças entre 1 ano e a véspera de completar 5 anos já foram levadas às unidades de saúde do município para tomar a gotinha nos primeiros 10 dias da campanha. Após o ‘Dia D’, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação continuam até 09 de setembro, com vacinação em todas as unidades básicas de saúde durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

Covid-19

As doses de reforço da vacina contra Covid-19 devem ser tomadas 4 meses após a aplicação da dose anterior. Nesse caso, a quarta dose está disponível para a população a partir de 18 anos e a terceira dose, a partir dos 12 anos de idade.

Crianças, adolescentes e adultos que tomaram apenas uma dose precisam fazer a segunda aplicação. Para os vacinados com Coronavac (Butantan) na primeira dose, a segunda deve ser tomada após 28 dias. Crianças e adolescentes que receberam a Pfizer na primeira dose devem tomar a segunda após 56 dias. No caso dos adultos, após 21 dias. As pessoas que atingirem esse prazo e as que já passaram desse prazo e, portanto, estão com a segunda dose atrasada, devem procurar as unidades de saúde para completar o esquema vacinal. A primeira dose da vacina contra Covid-19 também segue disponível para todas as pessoas, a partir de 5 anos de idade, que ainda não tomaram nenhuma.

Gripe

A vacina contra a gripe pode ser tomada por pessoas de todas as idades a partir dos 6 meses.