A Defesa Civil abrange um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.
Para que essas atividades sejam realizadas plenamente são necessários equipamentos como prancha rígida de resgate, soprador costal, moto serra, mala de resgate, EPIs de incêndio, macacão de apicultor e muitos outros equipamentos, além de veículos adaptados.
A proposta de trabalho em 2020 abrangia diversas ações preventivas, que incluía orientação e prevenção para serem abordadas nas escolas, mas em função da pandemia as metas de trabalho foram alteradas.
Ainda neste ano, a Defesa Civil adquiriu vários equipamentos e também recebeu doações, inclusive dos bombeiros militares. A frota de carro hoje é composta por cinco veículos, sendo que dois foram cedidos pela Polícia Científica do Estado e pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. A Defesa Civil também recuperou outros veículos que pertenciam a diferentes pastas da administração municipal.
O secretário municipal de Defesa Civil, Manoel Messias, também lembrou a quantidade de incêndios registrada em residências e queimadas em propriedades rurais, que demandaram todo o efetivo. Outro destaque elencado por Messias foi o curso que possibilitou aos bombeiros municipais e agentes da Defesa Civil estarem aptos a fazerem retiradas de enxames sem matar as abelhas e devolvê-las ao seu habitat.