Equipes da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, da empresa terceirizada Shalom, do SAAE, Bombeiros Militares e CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz estiveram em ação após o fenômeno climático que provocou rajadas de vento de até 100 km/h, com cerca de 60 milímetros de água em quase 1 hora de temporal, atingindo algumas regiões da Estância Turística de Barretos, no início da noite de quarta-feira, 12.
Foram registradas cerca de 23 ocorrências de queda de árvores de grande, médio e pequeno porte, algumas obstruindo a passagem de veículos. Entre os locais afetados, destacam-se a Avenida Ibirapuera e as Ruas 10 e São Carlos, onde uma árvore caiu sobre a van de uma empresa de ovos, atingindo a rede elétrica, derrubando um poste e arrebentando fios na região do Bairro Ibirapuera, deixando o local e bairros vizinhos sem energia elétrica.
A van estava sem passageiros, e, felizmente, não houve vítimas no local nem em outras regiões da cidade.
O prefeito Odair Silva esteve, ainda na quarta-feira, nos principais pontos de queda de árvores, acompanhando os trabalhos. Ele destacou a importância do trabalho da Defesa Civil e demais secretarias: “A Defesa Civil de Barretos, os Bombeiros Militares e as secretarias da Prefeitura estão de prontidão e sempre em alerta para atender às demandas da população, dando uma resposta rápida, como desobstruir ruas e outros serviços essenciais”, afirmou.
Na manhã desta quinta-feira (13), a Defesa Civil e demais secretarias ainda realizavam a limpeza e desobstrução de pontos da cidade, assim como a empresa terceirizada contratada pelo município.
Em situações de emergência, para informar sobre árvores caídas em vias públicas devido a chuvas e temporais, a Defesa Civil de Barretos mantém o número 199, que funciona 24 horas.