Defesa Civil, Bombeiros e SAAE atuam para conter incêndio em vegetação na área do aeroporto na tarde de terça-feira, 12

Equipes da Defesa Civil Municipal, do SAAE, Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio da brigada da Usina Tereos, atuaram durante cerca de 4h para combater um incêndio que atingiu a vegetação na área do Aeroporto Municipal de Barretos na tarde de ontem, 12. O atendimento mobilizou 11 profissionais e 6 veículos, sendo necessários 100 mil litros de água para conter o incêndio. A Secretaria Municipal de Defesa Civil informou que, com a ação do vento, o fogo que se iniciou do lado de fora do aeroporto atingiu também o gramado que faz parte da área do aeroporto. Ao todo, foi queimada uma área de aproximadamente 50 mil m².

A Defesa Civil ressalta que o aeroporto se encontra em condições normais para funcionamento e que o fogo não atingiu a infraestrutura do local, além de não ter havido feridos.

Em apoio ao atendimento, agentes municipais de trânsito e da Ronda Municipal, vinculados à Secretaria Municipal de Ordem Pública alertaram motoristas que trafegavam pela Vicinal Pedro Vicenti, que dá acesso ao aeroporto e a zona rural. O trânsito não precisou ser interditado. As causas do incêndio ainda são apuradas.

Reunião para reforçar estratégias

Nesta quarta-feira, 13, o secretário municipal de Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Júnior, acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Ricardo Maia, esteve novamente no aeroporto. Juntamente com o assessor de políticas públicas da Prefeitura Sidney Sheldon Miranda e do vereador Nestor Leonel, eles se reuniram com o supervisor da concessionária ASP – Aeroportos paulistas, que administra o local, sendo discutidas medidas para aumentar a prevenção e alinhados procedimentos para eventuais próximas ações de combate a incêndios. Na ocasião, a Defesa Civil pediu mais informações à concessionária sobre cronograma de roçagem e realização de aceiros para diminuir riscos de incêndio.

Quem chamar para controlar um incêndio

Ao se deparar com uma queimada acontecendo, a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (17) 99195-8754 ou com o Corpo de Bombeiros (193) para que as chamas sejam controladas. Ambos atendem 24h.

Como denunciar queimadas na cidade

O clima seco está propício para que queimadas se alastrem, colocando em risco a população. Denúncias sobre queimadas podem ser feitas diretamente pelo telefone (17) 3612-2850, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que realiza fiscalização e autuação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. A denúncia também pode ser feita na sede da Secretaria, localizada na Fazenda Municipal, na Estrada da Fazenda Buracão s/nº. Outra possibilidade é fazer o contato pelo aplicativo ou telefone da Ouvidoria Municipal: WhatsApp (17) 99149-2745.