A Prefeitura de Barretos alerta que o clima desta época do ano, nas estações de outono e inverno, favorece para que o fogo se alastre, provocando grandes queimadas. As consequências são prejuízos para a saúde das pessoas, morte de animais silvestres e destruição de áreas verdes. Para evitar incêndios, a população deve se atentar a algumas medidas, tais como:
– Nunca descartar bituca de cigarro em acostamento e próximo a áreas de vegetação;
– Não queimar lixo, folhagem e galhadas. Esses materiais devem ser descartados em um dos Ecopontos espalhados por Barretos;
– Manter terrenos limpos: devem ser capinados e o material resultante da capina deve ser retirado;
– Na Zona Rural, devem ser feitos os aceiros e mantidos de forma adequada. São faixas de aproximadamente quatro metros que permanecem sem vegetação, impedindo que o fogo se alastre de um lado para outro, em caso de incêndio;
– Não soltar balões. Todos os anos, essa prática criminosa vem causando vários incêndios no Estado.
Cuidados com a saúde
A população também deve ficar atenta a algumas outras medidas que podem colaborar para o bem-estar:
– Umidificadores ou toalhas úmidas podem ser utilizados para aumentar a umidade dentro da residência;
– Beba bastante água para se manter hidratado;
– A umidade ideal para a saúde é na faixa de 50 a 80%. Quando estiver abaixo de 30%, não se deve praticar exercícios físicos das 10h às 16h.
“Com a umidade baixa, o vento pode espalhar o fogo rapidamente. Por isso, nesta época do ano precisamos que a população redobre a atenção, colabore para evitar queimadas e acione a Defesa Civil se necessário”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Costa.
Incêndios devem ser comunicados à Defesa Civil – 199 ou ao Corpo de Bombeiros – 193. A ligação é gratuita e ambos os serviços atendem 24h.