É notável a crescente verticalização dos imóveis por toda a cidade de Barretos. Além da construção de novos prédios, o transporte rodoviário ganhou força com as pavimentações das rodovias que ligam Barretos às cidades da região, o que tem impulsionado as contratações de engenheiros civis para atuarem nessas obras. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em julho passado o município de Barretos registrou saldo positivo na criação de vagas de trabalho com carteira assinada, com destaque para a construção civil que esteve entre os segmentos que mais contrataram, perdendo apenas para o comércio.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Prof. Me. Ricardo Paganelli de Lima, o setor turístico e a área da saúde também impulsionam a demanda por mais obras. “Estamos acompanhando o aumento da conscientização da população sobre a necessidade e importância de em todo tipo de obra contar com um engenheiro civil, o que é muito bom para os recém-formados. O Brasil e a engenharia dependem da disponibilização de recursos, se houver incentivos, o setor cresce exponencialmente”, destacou.
A Engenharia Civil do UNIFEB foi o primeiro curso implantado na instituição, que em 2024 completa 60 anos de atuação no ensino superior. Centenas de grandes profissionais da área, de renome nacional e internacional, foram formados em Barretos. Em função disso, o curso se tornou referência no interior do Estado de São Paulo e as principais empresas de construção civil priorizam demandar profissionais formados ou ainda em formação no Centro Universitário. “As empresas que chegam na cidade, além das que já existem aqui, procuram seus profissionais conosco. E não estamos falando apenas das empresas atuando em Barretos, toda região busca por nossos futuros engenheiros. Hoje nossos alunos têm o privilégio de escolher onde querem estagiar. Semanalmente temos muitas empresas solicitando estagiários, auxiliares e engenheiros recém-formados. Isso motiva nossos alunos a terem certeza que estarão empregados durante e ao final de sua graduação”, destacou Paganelli.
Segundo o coordenador, a área da Engenharia Civil é muito ampla. “O profissional pode atuar em execução de obras residenciais, pavimentação, pontes, infraestrutura e também gerenciar e fornecer consultorias de obras. Além disso, ele pode atuar na área projetual, projetos estruturais, hidráulicos, de infraestrutura, pavimentação ou simplesmente um projeto residencial. O engenheiro civil é um profissional privilegiado, porque tem um amplo campo de atuação e sempre terá. Devemos considerar que cada vez mais as ferramentas de trabalho se tornam tecnológicas e o profissional, para se manter no mercado, precisa de constante atualização das novas tecnologias construtivas. O futuro do bom engenheiro civil é dominar e evoluir as técnicas construtivas, para atender este mercado que quer tudo para ontem”, explicou.
Para Paganelli, no UNIFEB o grande diferencial do curso é a multidisciplinaridade permitindo que o futuro engenheiro se transforme de acordo com o cenário econômico. “Trabalhamos com uma metodologia de aula, que mostra desde os primeiros meses a atuação do engenheiro civil, unindo a teoria e a prática das grandes áreas de atuação profissional. Contamos com professores especializados nas grandes áreas de atuação profissional sejam em obras ou escritórios. Isso traz para nossos alunos uma grande experiência profissional enriquecendo fortemente sua formação profissional”, finalizou.
VESTIBULAR/2024
Estão abertas as inscrições para o Vestibular/2024 do UNIFEB com vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação. Todas as vagas são para o período noturno.
Os interessados podem se inscrever pelo site www.vestibular.unifeb.edu.br, lembrando que a taxa para participação da prova é isenta. Outra opção para ingresso é via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), onde o candidato pode utilizar sua pontuação obtida na avaliação.
A prova presencial acontece no dia 24 de setembro, às 14h, no campus do Centro Universitário.