Para combater a dengue, a população deve eliminar pneus, pratos de vasos, garrafas e qualquer outro material que pode acumular água; impedindo assim que o mosquito transmissor da doença se reproduza. Os agentes municipais seguem realizando visitas de casa em casa para orientar os moradores sobre como manter a residência e quintal sem criadouros e retirando materiais sem serventia.
A dengue pode ocasionar febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça e falta de apetite.
Diante de sintomas, deve-se procurar atendimento médico para avaliação. Quando há suspeita de dengue, alguns tipos de medicamento não são indicados. Portanto, tomar remédios por conta própria, sem orientação médica, pode agravar os sintomas, colocando a vida em risco.
Também é importante manter boa hidratação: água potável, sucos, água de coco. Mas devem ser evitados refrigerantes e não se deve consumir bebida alcoólica.
Havendo necessidade, o paciente deve ir novamente à unidade de saúde.
Locais de atendimento
A rede municipal oferece atendimento gratuito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo Telessaúde.
Para passar pela teleconsulta, é preciso estar em Barretos e enviar mensagem no WhatsApp (17) 3612-0003. Esse atendimento médico por teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
Além do atendimento 24h na UPA, localizada na Via Conselheiro Antônio Prado, n. 1355, no bairro Pereira, próximo ao shopping. O SAMU também atende 24h, pelo telefone 192.
Como denunciar criadouros?
A população pode denunciar na ouvidoria da Prefeitura imóveis com criadouros do mosquito Aedes aegypti. Basta telefonar ou enviar mensagem de WhatsApp para (17) 3612-2100.
Onde descartar materiais?
Materiais sem serventia como móveis e eletrodomésticos sem uso podem ser descartados nos seis ecopontos existentes na cidade: Christiano Carvalho, Califórnia, Exposição, Nadir Kenan, Santa Cecília e Barretos II.
A Prefeitura também disponibiliza um ponto para descarte de pneus, na Avenida 3 com Rua 12, no bairro Fortaleza. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas em contato com a Ouvidoria.