Crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite até 9 de setembro

A cada 10 crianças barretenses entre 1 e 4 anos, até o momento pelo menos 8 não foram levadas para tomar a gotinha contra a poliomielite. Independentemente de quando tomaram a dose de rotina, todas as crianças nessa faixa etária devem tomar essa vacina durante a campanha, iniciada em 08 de agosto e que continua na Estância Turística de Barretos até 09 de setembro.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USFs) realizam a vacinação das 8 às 16h. Em função do feriado, nesta semana as unidades estão abertas até quarta-feira, 24, e retomam o atendimento na segunda-feira, 29.

O Brasil historicamente é referência nas campanhas contra a poliomielite e a ação responsável dos pais, levando seus filhos tomar a vacina, é fundamental para manter o País livre desse vírus, que provoca danos no sistema nervoso, paralisia infantil e pode levar à morte. Entre o início da campanha em 08 de agosto sábado, 20, em que foi realizado o ‘Dia D’, foram vacinadas no município 983 crianças entre 1 e 4 anos. Isso representa 16% da população nessa faixa etária. A meta é vacinar 95%.

O vírus da poliomielite é muito contagioso e, embora haja a sensação de estarmos livres da doença, é justamente a vacinação que garante que nossas crianças estejam saudáveis. Esse vírus atingia crianças brasileiras até poucas décadas atrás; há adultos no País que têm as sequelas da paralisia infantil. Casos da doença têm aparecido em partes do mundo em que há anos a poliomielite não era registrada.

“Os pais precisam proteger seus filhos contra a paralisia infantil. Todas as vacinas são importantes. Contra a poliomielite, em especial, é muito relevante e é em forma de gotinha, nem dói. Levar os filhos aos pontos de vacinação é um ato de amor”, afirma o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa.

Também continua até 09 de setembro a campanha de multivacinação, voltada para a população de todas as idades, em que são conferidas as vacinas em atraso e a carteirinha é atualizada. As unidades também continuam vacinando contra a Covid-19 e contra a gripe.