Até o dia 23 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza força-tarefa de fiscalização na região de Barretos. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.
Ao todo, estão previstas cerca de 160 diligências em quatro cidades: Barretos, Colina, Jaborandi e Colômbia. São quatro agentes do Crea-SP atuando identificados para verificar o exercício profissional em obras de construção civil de pequeno, médio e grande porte em condomínios.
“A ação é importante para averiguar a presença de responsáveis técnicos à frente de atividades exercidas nos locais, como cálculo estrutural, fornecimento de concreto, entre outros, além da participação das engenharias elétrica e de segurança do trabalho. O objetivo é cumprirmos com o papel do Conselho de mostrar à sociedade a importância desses profissionais e garantir a segurança da população”, enfatiza o chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) de Barretos, tecnólogo Gilmar da Silva.
Denúncia
O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 e do e-mail: faleconosco@creasp܂org܂br.
São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Sobre o Crea-SP – Instalada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.