Depois de mais de nove anos fechada, a Cozinha Piloto do Almoxarifado da Prefeitura da Estância Turística de Barretos foi reinaugurada pela Prefeita Paula Lemos na manhã desta sexta-feira, 27/5, com uma deliciosa feijoada servida para autoridades e servidores.
“Hoje a gente está dando a oportunidade para vocês de terem uma alimentação melhor, mais adequada, com nutricionista e com o carinho da Sirlene, chefe da cozinha. Nós não gastamos tanto aqui, porque nós tivemos a mão de cada uma dessas pessoas que hoje vão poder usufruir”, disse a chefe do executivo.
Com investimento baixo na manutenção básica, uma vez que a estrutura já estava montada e mão de obra executada pelos próprios funcionários de Setor de Suprimentos, o local tem pouco mais de 143 metros quadrados de área útil e fornecerá, inicialmente, alimentação básica (almoço) para funcionários do Departamento de Suprimentos, Ronda, Obras e SAMU, com planos de atender futuramente outras secretarias e departamentos.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, destacou a demanda para cursos na área de gastronomia após a elevação do município para a categoria de Estância Turística e anunciou novidades para o segundo semestre deste ano, em parceria com a secretaria de Ordem Pública, que coordena a Cozinha Piloto. “Nós estamos trazendo para Barretos cursos de hospitalidade, técnicas de cozinha básica, bartender, garçom… toda a parte de gastronomia que vai acontecer aqui na cozinha. Eu tenho certeza de que a gente vai abrir muitas frentes de trabalho com pessoal capacitado”, comemorou.
Jorge Coutinho, secretário municipal de Ordem Pública, agradeceu a presença dos servidores e ao apoio da prefeita Paula Lemos e explicou o funcionamento do local. “Primeiramente serão contemplados os servidores da Ordem Pública, SAMU e Obras, que estão mais próximos daqui”, afirmou. Ele disse que será preciso montar uma logística para que em breve possam atender outras secretarias. Coutinho também registrou que os próximos passos serão a reativação da padaria e da vaca mecânica.
Próximos passos
Inicialmente a reinauguração da Cozinha Piloto oferecerá cerca de 80 refeições diárias. A próxima etapa visa recuperar as padarias para fornecimento de pães aos colaboradores e crianças da rede municipal, com capacidade de produção diária entre 12 e 14 mil pães. O equipamento “Vaca Mecânica”, também será recuperado para fornecer sucos e leite de soja.
Estrutura e organização
As refeições servidas pela Cozinha Piloto ficarão sob os cuidados da chefe de cozinha Sirlene Oliveira Aguiar, com cardápio balanceado composto por legumes, hortaliças, arroz, feijão, proteína, variando conforme a demanda do dia, e orientação de uma nutricionista. A Cozinha Piloto é dotada de três geladeiras, dois freezers, uma câmara fria de congelamento para até 1.000 quilos de carnes e câmara fria para resfriamento de verduras, e conta com cinco servidores, a princípio, mas esse quadro deve aumentar com o funcionamento das Padarias e da Vaca Mecânica.
Homenageada
A Cozinha Piloto recebeu o nome da servidora municipal “Efigenia Maria da Silva” que trabalhou por mais de 20 anos como merendeira, muitos deles dentro da cozinha do Almoxarifado. Efigenia foi casada com José Carlos Silva e teve três filhos: Jose Carlos Silva Júnior, Andréia Regina da Silva e Rodolfo Luís da Silva. Ela faleceu em 28 de junho de 2010. “Minha mãe tinha orgulho de falar que era servidora. Amava esse lugar. Hoje nos sentimos muito honrados de ver o nome dela aqui marcado para a história. Muito obrigado prefeita Paula Lemos pelo carinho e todo o amor disposto à nossa família, porque nós sabíamos que ela amava esse lugar”, agradeceu o filho Rodolfo Luís.