Covid-19: aumento de casos no Brasil requer atenção dos barretenses

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém as doses da vacina contra a Covid-19 disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da Estância Turística de Barretos. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, exceto feriados. As autoridades locais alertam para o aumento de testes positivos para Covid-19 em alguns estados brasileiros, incluindo São Paulo, e reforçam a orientação para os barretenses se prevenirem, tomando as doses de reforço da vacina após 4 meses da anterior.

No município, com população estimada pelo IBGE em 123.546 habitantes, já foram aplicadas mais de 342 mil doses de vacina contra a Covid-19, mas o número de habitantes vacinados vem diminuindo a cada dose. Dos 115.118 que tomaram a primeira, mais de 6 mil sequer voltaram para tomar a segunda dose.

No que diz respeito às doses de reforço, 78.620 barretenses receberam a terceira, mas 54% dessas pessoas ainda não voltou a uma UBS ou USF para tomar a quarta dose, que deve ser aplicada quatro meses após a terceira: até o momento 36.064 pessoas receberam essa segunda dose do reforço.

A Prefeita Paula Lemos observa sobre a importância da vacinação. “Sabemos que vacinas são decisivas para a prevenção de diversas doenças. Não faz tanto tempo que vivíamos a ansiedade para chegar a nossa vez de receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, lembra. “Foi com a vacina no braço que passamos por mais uma onda da doença no começo deste ano e, apesar do número ainda maior de casos no País, as mortes diminuíram. Não dá para cair no esquecimento e descuidarmos”, afirma.

O secretário de Saúde, Kleber Rosa, ressalta que as vacinas seguem disponíveis em todas as UBSs e USFs. “Ainda diagnosticamos novos casos de Covid-19 semanalmente e agora ocorre aumento da contaminação em algumas partes do País. A população precisa continuar atenta às instruções vigentes”, enfatiza. Nesta semana, as UBSs e USFs aplicaram vacina do dia 7 ao dia 11. Na próxima, em função do ponto facultativo no dia 14 e do feriado no dia 15, a vacinação será realizada de 16 a 18 de novembro.

 “Confira as atualizações semanais e não pare sua vacinação no meio do caminho. Se já faz quatro meses que recebeu a terceira, vá tomar a quarta dose. Se levou seu filho ou filha para tomar apenas uma dose, leve novamente para tomar a segunda. Até mesmo para quem ainda não tomou nenhuma dose, ainda há tempo de começar. Não deixe para depois, se já está no prazo, procure uma unidade o quanto antes e se vacine”, pontua o secretário. Para pessoas imunossuprimidas que tomaram a quarta dose há 4 meses já está disponível a quinta.

OUTRAS AÇÕES

O álcool gel continua sendo nosso parceiro no enfrentamento contra a covid-19, assim como lavar bem as mãos e evitar colocar nos olhos, nariz e boca quando não estiverem limpas. “As pessoas que preferirem continuar usando máscara em ambiente fechado, no transporte por aplicativo ou ônibus podem se sentir à vontade para prosseguir fazendo isso”, menciona Kleber. O uso de máscara permanece obrigatório dentro de unidades de saúde, devendo os pacientes, acompanhantes e visitantes levarem sua própria máscara ao se dirigirem a uma unidade.

*Sintomas gripais*

Pessoas que estejam com sintomas gripais devem adotar o uso de máscara enquanto persistirem os sintomas e procurarem orientações de saúde. Os testes para covid-19 em pessoas com sintomas são realizados nas UBSs e USFs.

TELESSAÚDE

Para passar por consulta médica e obter mais orientações de saúde, a população barretense também pode utilizar o Telessaúde, enviando mensagem de WhatsApp para (17) 3612-0003 para iniciar o atendimento. O serviço funciona das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. As consultas médicas são realizadas no mesmo dia, por vídeo-chamada.

Enfermeiros também ficam à disposição para dúvidas e orientações. Pelo Telessaúde, os médicos podem ainda emitir e renovar receitas e, quando necessário, fornecem atestados e encaminhamentos.