A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Departamento de Receita, informa que teve início nesta terça-feira, 21 de janeiro, a distribuição de 62.431 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2025 pelos Correios.
O tributo pode ser pago à vista, em cota única com desconto, ou parcelado em 11 vezes. O vencimento da cota única ou da primeira parcela é no dia 28 de fevereiro. A previsão de arrecadação com o tributo no município é de R$ 86 milhões neste ano.
Transformação digital
Desde o dia 2 de janeiro é possível consultar e emitir o boleto do IPTU 2025 pelo site da prefeitura, por meio do portal “Cidadão On-line”. Contribuintes que possuem cadastro no Débito Direto Autorizado (DDA), função que permite a visualização dos boletos emitidos para um CPF ou CNPJ, também já podem visualizá-lo.
Neste ano, mesmo quem optou pelo carnê digital ainda receberá a cópia física. “Para o ano que vem será somente o digital”, comentou a chefe do departamento, Jaqueline Pacheco Ladario.
Atualização cadastral
Jaqueline ainda destacou a importância de se manter os cadastros junto à prefeitura atualizados. Segundo ela, 645 cadastros imobiliários não estão vinculados a um CPF ou CNPJ. “Isso limita as formas de pagamento para o contribuinte, que vai receber o carnê, mas não conseguirá pagá-lo em toda rede bancária. Sendo assim ele precisará vir à prefeitura para atualizar o cadastro ou deverá pagar o IPTU somente no Banco Santander”, explicou.
Serviço:
2ª via do IPTU 2025
Portal Cidadão On-line (https://cidadaoonline.barretos.sp.gov.br/app/pages/pages-menu)