Coral Acordes Vocais do Hospital de Amor, com a participação da Companhia Minaz e da Orquestra Sinfônica Municipal, realizaram “Concerto Natalino”

Para celebrar o espírito natalino, o Coral Acordes Vocais do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, com a participação da Cia. Minaz e da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, apresentou uma noite com o encanto do Natal neste domingo (10), na Catedral do Divino Espírito Santo.

No repertório, obras que marcaram época e muita emoção. O concerto foi dividido em três partes sendo a primeira, sob a regência da maestrina Angélica Amêndola de Oliveira, o Coral Acordes Vocais; A Cia. Minaz e o pianista convidado Jefferson Bortolucci, apresentaram clássicos natalinos. Na segunda parte o pianista Jefferson Bortolucci, e a solista Tamara Pereira, apresentaram obras clássicas natalinas e populares. Na sequência, o Coral Acordes Vocais, a Cia. Minaz e a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, apresentaram músicas do compositor Antônio Vivaldi, e obras natalinas da música erudita e popular.

A mostra foi realizada pelo Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, Instituto sociocultural do Hospital de Amor com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para a coordenadora do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, Aline Dias, a apresentação natalina cumpre com a missão de levar o trabalho desenvolvido pela instituição até a comunidade. “O Concerto Natalino visa compartilhar as ações realizadas pelo Coral Acordes Vocais com toda a comunidade. A parceria com a Cia. Minaz e OSMB é um presente para celebrar a época do Natal”, conta.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio, a noite contemplou um ano de trabalho e celebrou a época mais iluminada do ano. “Queremos comemorar o trabalho da nossa OSMB e ao mesmo tempo celebrar a época do Natal. O concerto emocionou”, diz.

A programação foi transmitida pelo canal do YouTube da Catedral do Divino Espírito Santo, por meio do link:

www.youtube.com.br/c/catedraldebarretos

A Orquestra Sinfônica de Barretos – OSMB

A Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, órgão integrante da Secretaria Municipal de Cultura, foi criada em 1997 e desde então vem realizando concertos, apresentações regionais e espetáculos musicais locais, valorizando a cultura musical em Barretos.

Em 2023, a OSMB realizou 30 concertos, entre Concertos Artísticos e Didáticos para crianças, e teve um público aproximado de 25.000 mil pessoas.

O Instituto Sociocultural

Em 13 de dezembro de 2008, o Hospital de Amor deu um novo passo em seu protagonismo na prevenção e tratamento do câncer no Brasil e criou o Instituto Sociocultural, uma pessoa jurídica distinta da Fundação, com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de educação e cultura em sua interface com a saúde pública, dentre outras coisas.

O Instituto Sociocultural é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2008, por meio de iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII.

Integrando cultura, saúde e ciência, o Instituto Sociocultural traz à sociedade de Barretos e de outras regiões uma abordagem da doença como ocorrência dinâmica, que pode ser pensada a partir de atividades lúdicas que extrapolam seu universo a partir de vivências e linguagens que estimulam a humanização dos processos de prevenção, tratamento e cura.

Coral Acordes Vocais

Com a capacidade de traduzir sentimentos e atitudes, a música envolve-nos na promoção do bem-estar; gerenciando o estresse e oferecendo conforto e alegria aos nossos pacientes e acompanhantes. Hoje, o Coral é composto por colaboradores do Hospital de Amor, Ambulatórios Médicos Hospitalares, Santa Casa de Barretos, alunos da Faculdade de Medicina Dr. Paulo Prata e, população de Barretos. As aulas são gratuitas de terça e quarta-feira, e durante todo ano acontecem apresentações nos Hospitais, com no mínimo uma apresentação oficial para a população com entrada gratuita.

Cia. Minaz

Fundada em 1990 para formar público e novos profissionais para a música vocal em cidades do interior de São Paulo, transformando realidades e gerando possibilidades através da Arte. Ao longo desses 30 anos a companhia contou com inúmeras parcerias e colabores que incentivaram a realização do projeto cultural. A CIA Minaz tem como sede o Teatro Minaz em Ribeirão Preto.