Foi com um emocionante show de luzes, dança e música que a 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha 2023, foi aberta na Estância Turística de Barretos. A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira, 02 de janeiro, no Ginásio de Esportes do Complexo Poliesportivo João Batista da Rocha, o Rochão.
Em razão da morte do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o cerimonial substituiu a execução dos hinos nacional e municipal por um minuto de silêncio, seguido de um minuto de aplausos, em homenagem ao atleta.
A prefeita Paula Lemos fez questão de chamar toda a diretoria do Barretos Esporte Clube (BEC), os patrocinadores do time e o secretariado presente, para destacar que a Copinha é uma conquista coletiva. “É muito importante sermos gratos às pessoas que acreditaram nesse sonho que se iniciou através do Silvando, mas foi abraçado por todos que estão aqui. Quero agradecer muito a estes empresários barretenses que acreditam em Barretos e no esporte”, afirmou. A chefe do executivo também relembrou das diversas ações realizadas em prol do esporte durante os dois primeiros anos da gestão, como a reforma de todos os Centros Municipais de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepes), inauguração do campo de futebol com grama sintética, da Lei ProEsporte, entre outros. “Hoje é um momento muito importante para nossa cidade. Nós nos tornamos Estância Turística e assim temos que nos manter. É importante que a gente tenha eventos, que as pessoas nos conheçam”, completou.
Tony Vieira Carvalho, secretário municipal de Esportes e Lazer, desejou boa sorte a todas as equipes e reforçou: “Tudo isso é devido ao incentivo que a nossa prefeita tem dado ao esporte. Ela não mede esforços, tem uma visão aberta para investir no esporte barretense”.
O deputado estadual Sebastião Santos falou da relevância da Copinha, que reúne mais de cem times brasileiros, e da importância de se valorizar Barretos. “Barretos é uma cidade grande e nós temos que pensar nisso. Não podemos ficar olhando Barretos pelo retrovisor, vamos olhar para frente!”, afirmou.
Sonhos
Emocionado, Silvando Souza, que é gestor das categorias de base do BEC, falou das expectativas e sonhos que a competição gera. “O maior sonhador dessa competição hoje, aqui, fui eu. Muitas pessoas não acreditavam nesse momento que eu abracei”, afirmou. “Hoje nós estamos aqui com o respaldo e com a confiança que eu depositei nesta gestão”, acrescentou.
Everton Luiz Zanirato, delegado e gerente de operações Copinha 2023 afirmou: “Essa é a maior competição de base do Brasil. O sonho de muitos adolescentes”.
Após o discurso das autoridades as quatro equipes integrantes do grupo 7, do qual a cidade de Barretos é sede pela primeira vez na história, foram apresentadas ao público. Além do BEC, o grupo é composto pelo Clube Athlético Paranaense (PR), Sociedade Esportiva de Picos (PI) e o Esporte Clube São Bento.
“Sonhar, acreditar e ter fé”
Dirigido e coreografado por Aristeu Faustino, o espetáculo contou com a participação de artistas circenses, b-boys dancers de hip hop, bailarinos clássicos e crianças que vivem a cultura da dança. A coreografia conta a história do menino Zeca, que sonha em ser um jogador de futebol na Copa Paulista, e tem nas suas fases de crescimento as distrações do mundo e dificuldades da vida. O garoto, que acredita muito em sonhos, consegue realizar o desejo de ser um grande jogador de futebol. Na apresentação foram utilizados elementos circenses e mensagens de força e otimismo.
Também participaram da cerimônia os vereadores Dr. Chafei, Nestor Leonel, Raphael Silvério e Gabriel Uchida, além dos secretários municipais de Comunicação, Fabíola Correia; Finanças, Fernando Oliveira Soares; Habitação, Célia Rodrigues; Cultura, Rogério Teodósio; Negócios Jurídicos, Thyago Abraão; Governo e Gestão Estratégica e Superintendente Interina do SAAE, Graça Lemos; Administração, Sirlene Menezes; e o Controlador Geral do Município, Paulo Fernando Scannavino.