Os agentes do Controle de Vetores, da prefeitura da Estância Turística de Barretos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) realizaram na manhã desta terça-feira, 19/04, uma ação de conscientização da comunidade para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue e outras doenças.
O evento mobilizou mais de 60 alunos do Programa SENAC de Aprendizagem e do curso Técnico em Farmácia, funcionários e docentes que, na companhia de agentes, visitaram as residências da região. “Eles irão abordar os moradores e orientar quanto a possíveis criadores e o que fazer no seu quintal e quanto a sinais e sintomas de dengue, o que tem que ser feito” explicou Cristiane Parreira Lima, coordenadora do Controle de Vetores do município.
Segundo Fabrício Cesar de Souza, agente técnico administrativo e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), mesmo com as ações internas do SENAC, o aumento da presença de pernilongos revelou a necessidade do trabalho de conscientização dos moradores do entorno da instituição. “O Controle de Vetores veio e fez uma palestra com os alunos e, junto com as equipes de Ecoeficiência e Voluntariado, nós chamamos os alunos para a realização desta ação”, completou.
A turismóloga Marianna Manfrim Teófilo, docente do SENAC e vice-presidente da CIPA, destacou a instalação dos “Brigadistas da Dengue”, que serão três funcionários dentro do prédio, treinados pelo Controle de Vetores, responsáveis pelas ações e adequações necessárias para combater o mosquito.
O trabalho dos alunos terminou na Praça São Sebastião, onde realizaram a coleta de possíveis focos do Aedes Aegypti.