Consórcio Barretos Inteligente apresenta primeiros números da operação dedicada à iluminação pública

Vencedor da PPP ‘Cidade Inteligente’ assumiu o parque energético municipal com cerca de mil pontos apagados e já executou 312 reparos

Um mês após assumir integralmente a operação do parque de iluminação pública de Barretos, o consórcio Barretos Inteligente, vencedor da licitação da Parceria Público-Privado (PPP) para a execução do Projeto Cidade Inteligente, apresentou os primeiros números da operação que contempla a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal.

Segundo Magno Gennari Mariano, representante da concessionária, durante a fase de transição do parque de iluminação pública ao consórcio, que teve início em março, foi realizado um mapeamento, em conjunto com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que apontou mais de dois mil pontos de luzes apagadas em Barretos, o que representava cerca de 10% de toda a rede municipal, que totaliza 23.615 luminárias. “Desse total, estimamos que apenas 50% dos pontos foram reparados pela CPFL. Diante do cenário, assumimos a operação com uma significativa demanda reprimida. Estamos empenhados em baixar o nível de falhas na iluminação para 2%, que costuma ser o percentual máximo em contratos de concessão, considerando os investimentos em eficientização”, explicou.

Quanto ao alto índice de pontos apagados em Barretos, Magno informou que durante o período de inspeção realizado pela concessionária, constatou-se que muitas luminárias estão instaladas em equipamentos já depreciados, além das que estão abertas ou com o refrator de policarbonato bem opacos (amarelados), o que reduz o fluxo luminoso emitido pela lâmpada. “Essas condições comprometem a eficientização do parque. Podemos dizer que a estrutura da rede pública de iluminação está bastante defasada. Tivemos alguns casos que o munícipe abriu um chamado para troca de lâmpada e ao chegarmos no local o problema era muito maior, impossibilitando o atendimento imediato do serviço. Em outros, o serviço foi feito e o problema voltou na sequência. Mas ainda assim, no mês de junho, quando iniciamos o trabalho junto à população, conseguimos atender mais de 90% dos reparos solicitados por meio dos nossos canais de atendimento”, destacou.

Segundo o relatório da concessionária referente ao mês de junho, foram registrados 362 chamados de reparo, a grande maioria pelo aplicativo Barretos Inteligente, dos quais 312 foram resolvidos. “Em apenas um mês, conseguimos baixar o percentual de falha em 30%. Nossa meta é regularizar até o mês de agosto as lâmpadas apagadas, para então entrarmos em uma nova fase, voltada para a modernização e eficientização do parque. Uma das medidas será a substituição de todas as luminárias por lâmpada de LED. A iluminação pública de será 100% em LED. Essa mudança de padrão é um dos principais ganhos da PPP”, salientou.

Sobre o empenho para zerar o passivo herdado, Magno destacou o esforço da operação. “Tem sido uma operação robusta, que exige muita estratégia na logística das quatros equipes técnicas que estão em campo. Isso, inclusive, em alguns casos, tivemos impactado no prazo de 168 horas que temos para atender o chamado que entra em nosso sistema. Com alta demanda de reparos, somado aos demais serviços, otimizamos as rotas de atendimento e no último dia 6, conseguimos enquadrar todas as solicitações para ser atendidas dentro do prazo máximo de sete dias”, explicou.

Reclamações e Reparos

Desde o dia 11 de junho, a população barretense tem a disposição três canais de comunicação com o consórcio Barretos Inteligente para comunicar a necessidade de um reparo na iluminação pública. “A abertura de chamado pode ser feita por meio do 0800-0021750, pelo aplicativo Barretos Inteligente (versões IOS e Android) ou pelo site www.barretosinteligente.com.br. O munícipe que optar por se identificar na abertura do chamado, será informado do andamento do atendimento. Nosso objetivo é manter uma relação de proximidade com a população, entendemos cada solicitação como uma contribuição para a execução do nosso serviço. Juntos vamos iluminar Barretos”, enfatizou Magno.

O projeto

Além da modernização, eficientização e do parque de iluminação pública, o projeto Cidade Inteligente contempla outras frentes que tornarão a cidade mais sustentável, bonita e segura. Somente nos dois primeiros anos, o consórcio irá investir R$ 40 milhões em Barretos. Aos cofres públicos, o deságio será de 32%, totalizando mais de R$ 100 milhões, considerando os 25 anos de vigência da concessão. Entre os investimentos estão:

§ A troca de lâmpadas em 23.615 pontos de iluminação pública, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

§ Infraestrutura de telecomunicações com 80 Km (oitenta quilômetros) de fibra óptica, possibilitando internet de alta velocidade nos serviços públicos: escolas, unidades de saúde e demais repartições públicas.

§ 40 pontos com câmeras de videomonitoramento, formando a Muralha Barretos com 84 câmeras de segurança.

§ 28 pontos de internet gratuita à população, promovendo a inclusão digital.

§ Projeto especial de iluminação nos 34 pontos turísticos de Barretos, como forma de fomentar o título de estância turística.

§ Implantação, operacionalização e manutenção de uma usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os 115 prédios públicos municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.