Considerado o maior criador de conteúdo jurídico do Brasil, Dr. Fran apresenta palestra durante Semana de Direito do UNIFEB

A XXIII Semana Jurídica do Curso de Direito do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi marcada pelas palestras de grandes nomes do Direito na região e no Brasil afora. O advogado e influencer digital Francisco Rabello, conhecido nas redes sociais como Dr. Fran, ministrou a palestra “A importância das redes sociais para o advogado”, na quarta-feira, dia 10/05. Outras duas importantes palestras foram ministras durante o evento pelos advogados, Dr. Flavio Okamoto (promotor de justiça) e Dr. Antônio Carlos Moni (defensor público). 

Dr. Fran é pós-graduado em Direito Processual Civil, tem MBA em Gestão Empresarial, especialista em Direito do Consumidor e Direito Civil, além de vasta experiência em Direito Imobiliário, Direito Civil e Direito Bancário. Na internet ele arrasta milhares de seguidores, com mais de 4,5 milhões no TikTok e quase um milhão no Instagram. Dr. Fran foi ganhador do TikTok Awards 2022 e hoje é considerado o maior criador de conteúdo digital jurídico do Brasil. Seus vídeos já atingiram a impressionante marca de mais de 1.4 bilhões de visualizações. 

Para o advogado e influencer digital, a estratégia para conquistar tamanho engajamento nas redes sociais é criar conteúdos simples e que qualquer pessoa consiga compreender. “Utilizo uma linguagem mais popular, diferente da área do Direito, e tento levar meus vídeos com leveza e um pouco de humor para que alcancem o maior número de pessoas”, destacou. 

Em relação ao convite para ministrar a palestra na Semana Jurídica do UNIFEB, Dr. Fran ressalta que busca contribuir para o futuro profissional dos estudantes de Direito. “Eu apresento um caminho que, talvez, não é mostrado nas universidades e que pode ser utilizado para atrair clientes, para conquistar autoridade na rede social e até avançar além do patamar imaginado para a carreira”, destacou. 

Sobre a importância das redes sociais no exercício do Direito, Dr. Fran destaca que é fundamental, principalmente para o jovem que está começando e que não tem um escritório de apoio ou uma família de advogados. “Se ele entender que a rede social pode ser uma ferramenta de captação de clientes, certamente conseguirá alavancar sua profissão. E isso não é só para quem está começando, qualquer profissional, seja em qual momento estiver da carreira, pode começar a fazer uso dessa tecnologia em prol de mais resultados”, disse. 

De acordo com o coordenador do curso de Direito do UNIFEB, Prof. Me. Leandro Alvarenga Silva, a organização da Semana Jurídica foi conduzida pelos próprios alunos, que se organizaram numa comissão para propor a programação e cuidar dos detalhes. “Essa é uma forma de incentivar os alunos à responsabilidade, trabalho em grupo e criação de eventos na área. Sob minha supervisão, eles definem os palestrantes e a estrutura da Semana. Tem sido uma experiência muito valorosa para eles”, enfatizou. 

Segundo a presidente da Comissão Organizadora da Semana Jurídica, Isabela Mattis, aluna do 5º ano de Direito, a experiência foi muito desafiadora e incrível. “Apesar de todos os desafios para organizar um evento dessa amplitude, tanto em relação ao tempo e ao que precisava ser decidido e elaborado, sinto que essa experiência serviu de crescimento pessoal para todos. Foi uma grande união de esforços entre a Comissão Organizadora, Atlética de Direito e Coordenação do Curso de Direito, em nome do professor Leandro Alvarenga. Eles deram tudo de si a todo o momento buscando novos meios e ideias a fim e não faltar nada”, destacou. 

DEMAIS PALESTRAS 

Na terça-feira, dia 09/05, aconteceu a palestra com o promotor de justiça, Dr. Flavio Okamoto, com o tema ANPP (Acordo de Não Persecução Penal). Okamoto é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, promotor de Justiça do Estado de São Paulo desde 2002, tendo atuado em Barretos de 2007 a 2015. 

O encerramento da Semana Jurídica foi marcado pela palestra “Pena: Dos mitos aos vivos”, com o defensor público, Dr. Antônio Carlos Moni, aluno egresso do curso de Direito do UNIFEB, realizada na quinta-feira, dia 11/05. Moni tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia, atualmente é Defensor Público e membro da Câmara de Estudos da Execução Penal – Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.