Conselho Municipal de Turismo discute caminhos para mais avanços do segmento em Barretos

O Conselho Municipal de Turismo da Estância Turística de Barretos (COMTUR) realizou sua primeira reunião de 2025, nesta terça-feira, 28, apresentando os novos membros e iniciando as discussões deste ano para que o segmento siga avançando no município. O prefeito Odair Silva deu boas-vindas aos novos membros e agradeceu a disponibilidade de todos em contribuir. “Cada um de nós está aqui por uma missão, por um compromisso que tivemos no coração da gente, com essa cidade maravilhosa que nós amamos, que hoje é a Estância Turística de Barretos”, destacou.

Odair lembrou do desejo do governador Tarcísio de Freitas de que Barretos avance no Turismo e do entusiasmo do secretário estadual, Roberto de Lucena, que no fim do ano esteve várias vezes no município. “Já existem muitas perspectivas novas acontecendo e nós vamos avançar cada vez mais”, afirmou.

O presidente do COMTUR, Paulo Cesar Lopes (o Paulinho 1001), destacou a experiência do secretário Hugo e deu as boas-vindas aos novos membros do conselho, reforçando a importância de cada um nas discussões. “Temos tudo para continuar nesse crescimento grande que vem acontecendo com a Estância Turística”, afirmou. Paulinho informou também o calendário de eventos em que representantes devem estar ao longo de 2025 para divulgar Barretos, como já foi feito nos últimos anos em diferentes estados brasileiros, em Lisboa e em Madrid.

Hugo Resende Filho, secretário municipal de Turismo, destacou a relevância das diferentes vertentes do turismo no município. “Existe uma equipe na Secretaria e nós sempre vamos trabalhar juntos, dando autonomia a cada um. O turismo é a fórmula mais rápida e menos poluente que se tem para criar empregos e criar renda na cidade”, afirmou.

O secretário ressaltou que serão concluídos os projetos que vão transformar o Parque dos Lagos e lembrou que está em andamento, até 9 de fevereiro, uma pesquisa da Secretaria Estadual sobre como as pessoas percebem o turismo em sua cidade, da qual é importante que a população barretense participe. O link para responder é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0fEYM7xpC6eDUpqIO3O6rlkkEYk6qk0k-kj9EP0PSFjVsdw/viewform

Hugo enfatizou também que associações como Os Independentes devem ser vistas como parceiras, citando os diferentes eventos que são realizados no Parque do Peão ao longo do ano. Também deu destaque para o Turismo da Saúde, expressando gratidão ao trabalho feito pelo Henrique Prata com o Hospital do Amor, e lembrou que cerca de 200 empresas giram em torno do hospital. “Além dos prédios em volta, que são alugados pelos médicos e outras pessoas que vêm para se hospedar. Isso agrega muito”, mencionou.

Ao longo da reunião, foram compartilhados planos para ampliar parcerias com outras secretarias municipais, realizando mais trabalhos com os estudantes da rede municipal; mais eventos no Recinto, entre outras ações com a Cultura & Economia Criativa; também mais integração com Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SAMAS), como aumentar as lixeiras em pontos turísticos; além de melhorar iluminação, firmar parcerias para receber informações se algum ponto entre os cerca de 200 km da rota das capelas precisar de manutenção. Também as metas de facilitar o acesso do turista a informações online e de melhorar a divulgação sobre os pontos turísticos de Barretos, sobre a Rota das Capelas, que pode ser feita por ciclistas e de carro; sobre os clubes com águas termais.

Carlos Alberto Leal, consultor da Secretaria Municipal de Turismo (Setur Barretos), destacou o trabalho para criar um selo certificando os estabelecimentos que estão preparados para receber o turista, com as devidas licenças para funcionamento, manipulação de alimentos e participação em cursos de aperfeiçoamento.

Thyago Abraão, secretário de Desenvolvimento Econômico & Inovação, ressaltou que Barretos tem todas as características para desenvolver o Turismo de forma plena, confirmando a proposta de “Turismo o Ano Inteiro”, que é reforçada pela Setur.

Representante do SEBRAE, Mariele Squizato, reforçou o desejo de que mais empresários, de diferentes portes, tomem parte de espaços como as reuniões do COMTUR. Marcela Yada, engenheira agrônoma da SAMAS, comentou sobre o trabalho feito pela pasta, que vem destacando Barretos no estado com o selo de Município Agro, e sobre as possibilidades de atrelar os potenciais da zona rural e do turismo.

Ivair José de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Barretos e Região (Sinthoresbar), ressaltou que a entidade está à disposição para contribuir com as discussões para o fomento do turismo e mencionou a importância de cursos preparatórios para formar novos profissionais. Também colocou em pauta a importância de linhas de transporte público que atendam trabalhadores de empreendimentos mais distantes, em especial aos fins de semana.

Também estiveram presentes Renato Xavier de Barros Júnior, vice-presidente do COMTUR; José Ricardo Augusto, secretário adjunto do COMTUR; Jhonatha Silva, chefe de Gabinete da Prefeitura e representantes da FATEC, do Senac, da CATI, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, entre outros. As reuniões do COMTUR são abertas e realizadas na última terça-feira de cada mês, às 9h.