Conselho Curador da FEB empossa novos membros de diversos segmentos profissionais

Cinco novos membros tomaram posse no Conselho Curador da FEB (Fundação Educacional de Barretos), que agora conta com 15 integrantes de diversos segmentos profissionais. O órgão superior de deliberação é exclusivamente incumbido de zelar pelo cumprimento de sua finalidade e visão institucional, pela estabilidade econômico-financeira do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), além da gestão dos riscos das atividades desenvolvidas e apoiadas, pela preservação de seu patrimônio, e pela otimização do retorno social do investimento de seu instituidor no longo prazo. É formado por cidadãos compromissados em possibilitar o acesso ao ensino de qualidade para o progresso intelectual da população e a contribuir com o desenvolvimento econômico nacional e regional por meio da educação. O Conselho Curador atua como o elo entre a finalidade da instituição e sua gestão, orientando e supervisionando a relação desta com as demais partes interessadas. 

A cerimônia de posse aconteceu na última quarta-feira, dia 4 de outubro, no campus do UNIFEB, e foi conduzida pelo presidente do Conselho Curador, o administrador Vitor Edson Marques Júnior, que explicou como foi a dinâmica de escolha dos novos membros. “De acordo com o novo Estatuto do Conselho Curador da FEB, em havendo vagas remanescentes ao Conselho, deve-se buscar preenchê-las através da indicação, por parte dos atuais conselheiros, de profissionais que atendam aos mesmos requisitos havidos no processo seletivo inicial, com a única diferença de que, desta vez, os candidatos não se inscrevem, ao invés disso eles são indicados, analisados e em reunião específica aprovados pelos atuais membros do próprio Conselho Curador da FEB. Como é do conhecimento de todos, após o processo que foi realizado para a recomposição do Conselho Curador, ainda sobraram cinco vagas sem candidatos que a preenchessem. Sendo assim, diante dessa situação, os membros atuais, após diversas tratativas e reuniões, e seguindo o Estatuto, conseguiram completar essas vagas remanescentes”, disse. 

Os novos membros do Conselho Curador são Janaína Monteiro de Souza (Conselho Regional de Farmácia – CRF); Luís Otávio do Nascimento (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB); Mônica Carboni Pereira Gonçalves (Conselho Regional de Medicina – CRM); Raphael Eduardo Leal Leite (Câmara Municipal da Estância Turística de Barretos); e Victor Hugo Rodrigues Benedetti (Conselho Regional de Engenharia – CREA). A função de conselheiro não é remunerada e também não são concedidas vantagens ou benefícios direta ou indiretamente, por qualquer forma ou título, em razão das competências, das funções ou das atividades que lhes sejam atribuídas pelo Estatuto da FEB. Os novos conselheiros foram empossados para o período de 04/10/2023 a 31/12/2026. 

Marques Júnior destaca a pluralidade de áreas representadas pelos conselheiros, que agora somam o total de 15 membros. “O Conselho Curador da FEB está naturalmente mais representativo da sociedade plural na qual estamos inseridos, portanto com maior capacidade para lidar e agir diante da grande variedade de temas com os quais o mesmo se depara. Na atual composição deste Conselho temos administradores, advogados, contadores, dentistas, engenheiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários e pedagogos. Agora, com sua formação completa e profissionais de destaque em suas áreas, o Conselho Curador da FEB naturalmente passa a ter uma visão mais abrangente e diversa para quando estiver tratando de suas demandas diárias, garantindo mais eficiência e equilíbrio em suas decisões”, ressaltou.    

Sobre o positivo atual cenário que o UNIFEB conquistou, Marques Júnior destaca as promissoras estratégias de desenvolvimento que estão sendo implementadas. “Felizmente, estamos vivenciando uma nova e pujante fase do UNIFEB, graças ao trabalho profissional, muito bem desenvolvido e articulado entre a Reitoria, Diretorias Acadêmica e Administrativa e Conselho Curador, e como resultado disso a FEB vem colhendo inúmeros resultados positivos, alçando o topo do pódio novamente”, enalteceu. 

Além do Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, também participaram da cerimônia de posse dos novos conselheiros, a diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld, e a diretora administrativa e financeira, Profa. Me. Eliane Araújo. “É uma grande satisfação trabalhar com um Conselho Curador tão plural e comprometido com o UNIFEB. Conseguimos avançar na área acadêmica, com o lançamento de novos cursos, e também implementamos diversas melhorias em nossa infraestrutura, permitindo que a instituição ofereça mais qualidade, inovação e bem-estar aos alunos. E isso foi possível graças ao trabalho conjunto com o Conselho Curador”, finalizou o Reitor.