“Uma noite vibrante com música e emoção”. Essa foi a definição do público sobre a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB) com o Concerto Internacional, realizado na última sexta-feira, dia 24 de novembro, na igreja Santo Antônio de Pádua localizada no bairro Christiano Carvalho. O evento teve apoio do SESC de Ribeirão Preto e a noite teve regência do maestro peruano e titular da OSMB Fernando Ortiiz de Villate, com presença ilustre do violinista solista convidado Alessandro Borgomanero, italiano naturalizado brasileiro.
O repertório contou com obras de grandes compositores que marcaram história na música erudita e entre elas, aplausos de pé e muita emoção.
Para o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, a apresentação cumpriu o papel de levar música erudita à população por meio do projeto “Nosso Bairro tem Cultura” e fomentou ainda mais a apreciação pelo trabalho do equipamento cultural. “É com imensa alegria que podemos presenciar a satisfação do público em apreciar o trabalho da nossa orquestra e ver que a música erudita se torna cada vez mais acessível em nossa cidade. A OSMB tem hoje um público fiel que a acompanha em todas as suas apresentações”, disse.
O padre Dionísio Helko, pároco da Igreja Santo Antônio, disse que a apresentação foi importante para a comunidade. “Eu e as pessoas que participaram sentimos que foi um elo muito importante da cultura que reflete também o nosso interior e por isso a igreja esteve e sempre estará aberta para acolher todo o trabalho realizado pela cultura. Gosto da música erudita, e o concerto foi uma maravilha. Todo talento é qualificado, dons que Deus nos dá, e o talento apreciado nesse trabalho foi muito saudável e benéfico para nossa comunidade. Dentro do nosso caminho de fé é importante elevar o nosso contato com Deus através da música”, contou.
Rogério também destacou a presença do solista e da população, por meio do projeto “A Cultura tem Concerto”. “Levamos a arte e cultura até a população, por meio dos Concertos da OSMB, que é hoje uma das grandes orquestras do estado de São Paulo. Foi uma grande apresentação, com maestro e solista de renome internacional. Um evento imperdível”, destacou.