O Teatro Anna Hora Prata, na Faculdade de Ciências na Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb), foi palco de mais uma emocionante apresentação do Concerto Internacional da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos na noite de sexta-feira, 24 de maio. O espaço recebeu cerca de 350 espectadores que acompanharam atentamente as obras do compositor tcheco Antonín Dvorák.
“A orquestra sinfônica desafia-se mais uma vez. Este equipamento de cultura da nossa cidade interpreta a famosa Sinfonia Nº 9, chamada Sinfonia do Novo Mundo, porque todos nós temos esperança, nós todos queremos começar algo novo. E nessa obra monumental há uma parte onde há uma reflexão, onde temos que apoiar-nos. E é por isso que neste concerto a entrada é um alimento não perecível, para ajudarmos os irmãos do sul que estão sofrendo”, disse o maestro Fernando Ortiz de Villate.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o violinista Marcos Santos falou da experiência de tocar em Barretos como solista convidado. “É muito interessante que um município como Barretos mantenha uma orquestra sinfônica e profissional. São tão poucos municípios no estado que têm condições de manter esse tipo de arte viva. A gente sempre conhece Barretos como terra do peão, do rodeio, mas Barretos também tem orquestra e tem gente fazendo diversos tipos de música”, completou.
Durante o concerto, que uniu cultura e solidariedade, foram arrecadados 85 kg de alimentos, 352 litros de água, além de material de limpeza e higiene pessoal que serão revertidos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Foi uma noite muito agradável e emocionante. É muito bom ver eventos como este acontecendo em nossa cidade. Espero que cada vez mais pessoas tenham acesso à cultura e que Barretos possa se tornar uma referência para nossa região”, disse o professor Guilherme Manoel Silva.
O evento foi promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e contou com o apoio da Facisb e do Barretos Country Park Resort.